spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeELETROMOBILIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO

ELETROMOBILIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO

Mylena Kosimenko
Mylena Kosimenko
Jornalista da Necta - Conexões com Propósito

Veículos elétricos causam menos impacto ao meio ambiente e representam economia no dia a dia

A eletromobilidade é o futuro do transporte de passageiros e de cargas. A eletrificação de veículos é vista como a principal forma de reduzir os impactos da emissão de combustíveis fósseis no meio ambiente, com condições favoráveis para o desenvolvimento do setor. Apesar de a procura por veículos elétricos ser cada vez maior, o caminho é longo para que a frota seja totalmente elétrica.

Para explorar esse assunto, durante o Evento Parque da Mobilidade Urbana, contamos com diversos painéis com a participação de especialistas no setor que discutiram os principais impactos, desafios e soluções para a construção de um mundo em que a mobilidade urbana e a eletrificação sejam uma realidade.



O início da discussão do painel Quais as mudanças previstas na revisão do Marco Legal do Transporte Público Coletivo?, Marcus Regis, Coordenador da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, questionou os participantes sobre quais mudanças o Marco Legal do Transporte Público Coletivo poderá trazer para a sociedade. Em resposta, a Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Sandra Holanda, afirmou que “podemos esperar ganhos no parâmetro qualidade de serviço, com foco em ambiente, social e governança. É sabido que o Marco traz regramento, e por isso é esperado também modelos de contrato que favoreçam a atratividade de investidores”.

Ainda para completar as informações sobre a qualidade do transporte público, Marcos Bicalho, Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos acrescentou: “A tarifa pública é um limitante da qualidade e de várias outras possibilidades de melhorar e prestar esse serviço público. O ponto central é a separação da tarifa do que é tarifa pública paga pelo o usuário e o que é remuneração de prestação do serviço, assim trará diversas vantagens para o setor em termos de racionalização de rede de transporte e inovação”.

Eletromobilidade e as políticas públicas

No entanto, para que ocorra a eletrificação do transporte público é preciso avançar com as políticas públicas, com incentivos fiscais e projetos que visam a melhoria das frotas. Essa é uma das alternativas encontradas por Filipe Souza, do BNDES, o qual abordou as ações de incentivo como a redução da taxa dos ônibus elétricos, no projeto de Mobilidade de Baixo Carbono.

Conrado Grava de Souza, Membro da ANPTrilhos disse que utilizar tecnologias disponíveis para inovar a rede de transporte e apostar na integração entre os modos é um passo para a mudança.

Outro ponto a ser destacado durante o painel TUMI, foi o relatório desenvolvido pela C40, ZEBRA e TUMI com o objetivo de promover o transporte público limpo. Para isso, trabalharam com a Euromonitor, para desenvolver um guia destinado a atrair novos investidores para a implementação de ônibus zero emissão no Brasil.

A eletromobilidade não pode ser vista como uma estratégia isolada, é preciso criar atratividade para o sistema de mobilidade urbana para que as pessoas abram mão de veículos individuais e comecem a migrar para os meios mais sustentáveis. Eletromobilidade é uma estratégia que combina a mobilidade ativa, dados de inteligência para ajudar a organizar, é importante ter isso como plano de fundo, concluiu Ana Cristina Wollmann, Assessora de Investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Tatiana Bermudez Rodríguez, pós-doutoranda em Política Científica e Tecnológica e pesquisadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico, compartilhou alguns dados sobre a emissão de gases pelos países da América Latina e observou-se que 38% de CO2 são gerados pelo setor de transporte. E ainda, somente doze cidades cumprem com os padrões de qualidade do ar estabelecidos pela OMS. Todavia, alguns países como Costa Rica, Chile, Colômbia e Panamá adotaram planos nacionais de mobilidade elétrica.

A Enel X, representada no painel por Carlos Eduardo Cardoso, informou que a empresa desenhou um modelo para conseguir trazer a segurança para investidores, expertise técnica para verificar o melhor projeto junto a uma equipe de especialistas. Trazendo assim a sustentabilidade, inovação e energia competitiva.

Confira a programação completa no canal do Youtube!

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos