Liderado pela Conaje, Feirão do Imposto completa 20 anos. Edição de 2022 foca no ICMS sobre os combustíveis
Este sábado, 28 de maio, serão realizadas ações simultâneas em 16 estados e em mais de 140 cidades brasileiras com o objetivo de debater o quantitativo de impostos pagos pelos contribuintes, colocando em evidência o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) sobre os combustíveis. Entre as ações, está a venda de combustíveis com isenção de imposto. As iniciativas fazem parte do Feirão do Imposto, que completa 20 anos em 2022 e é capitaneado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).
Maria Brasil, presidente da Conaje, reforça a importância do Feirão: “Por meio de ações distintas, ao longo desses anos, demos visibilidade ao tema, mostrando como os impostos impactam o cotidiano dos negócios e a importância de discutir o assunto”.
O Brasil ocupa a trigésima colocação no ranking dos países que mais cobram impostos do mundo. “Quando o Feirão do Imposto foi criado, a maioria da população desconhecia o quanto pagava de tributos. Em 2012, com a aprovação da Lei da Transparência, instituiu-se a discriminação dos tributos nas notas e cupons fiscais e, hoje, com iniciativas como a nossa, acreditamos que o assunto esteja mais disseminado e em pauta”, pontuou a presidente da Conaje.
O Feirão
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), e mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. No decorrer desses 20 anos, cada edição abordou temáticas relacionadas à quantidade de tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e ações.