spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteFLORIANÓPOLIS VAI REMUNERAR MORADOR QUE CUIDAR DA SUA COMUNIDADE

FLORIANÓPOLIS VAI REMUNERAR MORADOR QUE CUIDAR DA SUA COMUNIDADE

Município adota solução tecnológica que amplia o alcance da limpeza pública e torna morador protagonista em ações sustentáveis

A cidade de Florianópolis começou a implementar um novo modelo de limpeza urbana baseado na participação dos próprios moradores dos bairros. Desde o começo de maio, a plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente – está recebendo o cadastro de pessoas interessadas em serem zeladores ambientais. Os candidatos selecionados ganharão uma remuneração mensal para cumprir todas as tarefas indicadas pelo aplicativo.

Entre as atividades do zelador ambiental estão a varrição da microárea onde vive, manutenção da lixeira comunitária, recolha e destinação dos resíduos de maneira correta, desobstrução superficial das bocas de lobo, monitoramento do descarte irregular de lixo, apoio a implantação de hortas comunitárias e auxílio em iniciativas de compostagem, educação ambiental dos vizinhos e o registro e encaminhamento de demandas dos moradores.



A Gerente Técnica Operacional da Plataforma AMA em Florianópolis, Francine Breitenbach, lembra que a inovação não concorre com os serviços de limpeza pública tradicionais. “Nosso objetivo é chegar nos bairros mais periféricos, onde nem todos os serviços estão disponíveis. O serviço de zeladoria ambiental pretende inserir o morador nos serviços de limpeza urbana. São os moradores quem conhecem a área onde vivem, são eles quem sabem as necessidades locais e podem auxiliar na melhoria de suas localidades. O zelador ambiental irá fazer a limpeza do local, mas como principal atividade irá realizar a educação ambiental para integrar os vizinhos em ações sustentáveis”, afirma.

Como participar e como funciona

Para participar é preciso se cadastrar no site https://amafloripa.com.br/. Com o cadastro finalizado e aprovado, o morador receberá acesso à plataforma que organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais executadas por cada zelador na sua área de atuação.

Por meio de GPS, o percurso realizado é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa. As informações são gerenciadas e compartilhadas com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que têm acesso aos dados gerados no portal de gestão. Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado é semanalmente avaliado pelos próprios moradores da área. Serão chamados 120 zeladores em junho, 120 em julho e 120 em agosto.

Rede Social Ambiental

Desenvolvida pela empresa Smart Citizen, a Plataforma AMA usa a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações.

A solução é uma das duas iniciativas brasileiras entre os 45 finalistas do Climate Smart Cities Challenge, desafio global promovido para enfrentar os desafios climáticos nas cidades pela UN-Habitat (ONU) e a Agência de Inovação da Suécia (Viable Cities).

Inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o aplicativo oferece tarefas diárias, pontuações e cashback como forma de incentivar mudanças de hábitos. As ações são registradas e podem ser compartilhadas através de um feed de notícias que inspira os participantes a fazer parte da causa. O app AMA está disponível nas plataformas IOS e Android e pode ser baixado no site www.cidadeama.com.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos