spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosCONFIRA OS HIGHLIGHTS DO SEXTO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES...

CONFIRA OS HIGHLIGHTS DO SEXTO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Desta vez, o eixo Meio Ambiente foi pauta do programa que recebeu especialistas da área e a Secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, em Santa Catarina

Na última terça-feira, 10/05, a Plataforma Connected Smart Cities trouxe mais um Evento Temático 2022 do Ranking CSC para discutir Meio Ambiente, tomando por base a cidade de Balneário Camboriú (SC), além da análise de Cátia Valente, Head de Projetos Governamentais do Climatempo, Luana Siewert Pretto, CEO do Instituto Trata Brasil,  Leonardo Musumeci, Pesquisador FSP-USP e professor do MBA Cidades e Inovações, Vitor Raydan Diab, Gerente de Área da RainBird e  Iara Negreiros, Consultora Associada da Spin Soluções Públicas Inteligentes e Doutora da Escola Politécnica da USP e ABNT/CEE-268 que trata de “Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Abaixo você confere os principais Highlights apresentados nesta série que continua no dia 24 de maio, com o eixo Tecnologia e Inovação.



Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems, e pesquisador responsável pelo Ranking CSC, apresentou os atuais recortes de Meio Ambiente, que relacionam o percentual de atendimento urbano de água, a perda na distribuição desta água, o percentual de atendimento e tratamento urbano de esgoto, a recuperação de materiais recicláveis e de resíduos plásticos recuperados, o percentual de coleta de resíduos sólidos, o monitoramento das áreas de risco,  a idade média da frota de veículos, outros modais de transporte de massa, percentual de veículos com baixa emissão, e a potência outorgada de energia UFV, eólica e de biomassa. 

Cátia Valente trouxe em sua apresentação como a iniciativa privada pode ajudar os gestores públicos a minimizar os impactos, frente aos eventos climáticos que atingem nossas cidades. Em parceria com a StormGeo, a Climatempo possui pacto global com a ONU atuando em 16 países. A empresa é constituída em 7 verticais (energia, construção e mineração, mídia, transporte e logística, varejo, agro, e projetos governamentais). Com a Sala de Situação, centro de previsão e monitoramento, a Climatempo faz articulações com a Defesa Civil do município e envia os avisos de atenção e alerta hidrometeorológicos.

As Salas de Situação são operadas nos estados da Bahia, no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, e São Paulo (dentro do Palácio dos Bandeirantes na capital). Outra área abordada é em relação ao Saneamento, onde são analisados a previsão do tempo, monitoramento, caracterização climática e metodologia. A nível de município, com as prefeituras, Cátia Valente afirma que a Climatempo consegue monitorar tempestades, chuvas, ventos, raios, e toda a gama metereológica. “Nós trabalhamos muito para ajudar, proteger e cuidar das nossas cidades, das pessoas e da saúde do nosso planeta”, disse a Head de Projetos Governamentais. 

Leonardo Musumeci compartilhou sua experiência na participação da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. A Agenda 2030, discutida nesta Conferência, trouxe os desafios da internalização (sensibilizar atores, implantar governança, adequar metas globais, definir indicadores nacionais) e dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Segundo Leonardo, em São Paulo, no ano de 2019, a Agenda 2030 foi dividida em Câmaras Temáticas. Detalhando a ODS pertinente à Câmara de temática ambiental, em que o pesquisador participou, para cada município foram registradas: a meta global, a meta municipal, a contextualização, os indicadores selecionados para o monitoramento da meta, e os desafios remanescentes. Leonardo trouxe também a sobreposição dos riscos ambientais que dividem-se em 3 grupos, mais o GPE – grupos populacionais expostos aos riscos dos diferentes grupos de mudanças ambientais. “Uma informação que as unidades básicas de saúde produzem sobre determinada condição de saúde, elas dizem muito sobre a nossa condição ambiental”, disse Musumeci.

A CEO do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, comentou, em um apanhado geral, sobre a ligação das ODS com o saneamento e as smart cities. “O Instituto gera informação a partir de estudos e projetos sociais transformando dados em conhecimento sobre a situação da cidade onde se vive e dos benefícios que a implantação do saneamento pode trazer”, afirmou. Luana também apresentou o percentual de saneamento básico no Brasil, que atinge 84,1% da população com acesso à água tratada, 55% com acesso à coleta de esgoto, sendo apenas 50,8% deste esgoto tratado, e 40,1% da água que ainda é perdida, antes de chegar às residências. “Em 2020, o Brasil despejou na natureza 5.368 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento, por dia”, comentou Pretto.

A CEO também citou o Novo Marco Legal de Saneamento que estabelece metas de universalização em que, até 2033, o objetivo é que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável, e 90% tenha acesso à coleta e tratamento de esgoto. “De um lado temos a existência de tecnologias para transformar as cidades brasileiras em smart cities, de outro o Brasil ainda caminha a passos lentos em um serviço essencial e básico, que é o saneamento”, disse.  

Maria Heloiza Lenzi, Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Balneário Camboriú, apresentou dados que justificam porque a cidade é 1o.lugar no eixo Meio Ambiente no Ranking CSC de 2021, assim como é considerada o município mais saneado no Estado de Santa Catarina. Lenzi comentou sobre a gestão de resíduos sólidos efetuada na cidade. A coleta de lixo, que é cobrada da população por uma tarifa e não por taxas, segundo a Secretária, oferece uma sustentabilidade financeira para investir na evolução tecnológica da coleta de resíduos. Com essa gestão, o percentual de inadimplência é muito baixo, uma vez que a tarifa é cobrada no volume e número de vezes que o caminhão passa nas residências e comércios. “Com esse equilíbrio financeiro, temos um planejamento a longo prazo e todos os novos serviços ofertados impactam de forma pequena a tarifa, o que para a população é vantajoso”, disse Lenzi.

O saneamento em Balneário Camboriú tem previsão de 100% de cobertura da rede de esgoto até o final de 2022, e 98,5% da rede de coleta é tratada. O município deixou como sugestão de indicadores para o Ranking Connected Smart Cities a gestão de resíduos, o saneamento e a preservação ambiental. 

Iara Negreiros foi chamada ao debate com todos os participantes que retornaram à mesa e comentou sobre a ISO 37.106, que trata  de “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Iara comentou que no Brasil, devido a população flutuante das cidades em desenvolvimento, e também do aumento do número de turistas nas temporadas, o país necessita ter a medição de saneamento e resíduos coletados constantemente. Cátia Valente trouxe como foco o eixo da educação ambiental quanto ao desperdício da água, e a separação do lixo que precisa ser trabalhado nos municípios. Leonardo Musumeci argumentou que o grande salto para se conseguir trabalhar as desigualdades está totalmente ligada à vulnerabilidade social. 

Luana Pretto disse que quando se pensa em cidades inteligentes logo se pensa em tecnologia de ponta, mas não se importa com o saneamento por não se entender o benefício gerado com esse serviço. “Em Balneário Camboriú, devido a sermos uma cidade territorialmente pequena, conseguimos melhorar a gestão porque existe um planejamento político, mas que é administrado por empresas privadas. Funciona muito bem porque o foco está no contrato de concessão”, disse Maria Heloiza Lenzi. Para finalizar os highlights deste evento, Vitor Diab apresentou a contribuição da RainBird com o trabalho de irrigação e a economia de energia para os locais públicos. A empresa trabalha com paredes e telhados verdes, hortas urbanas, reparação dos chamados ‘Rios de Concreto’ e a manutenção das áreas verdes de recreação, como os parques. 

Todo o conteúdo do vídeo, você pode assistir, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site. Inscreva-se neste link para interagir com os participantes dos próximos programas.

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos