Empresa traz ao Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) três cases de digitalização para subestações de energia
Empresa especializada em inovação e tecnologia, a Siemens estará presente no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE-Brasil, de 15 a 18 de maio de 2022, no Riocentro, Rio. O objetivo do evento é disseminar conhecimento para modernizar o setor elétrico brasileiro que vive um grande momento em busca de digitalizar seus processos de transmissão de energia e discutir marcos comerciais e regulatórios.
A companhia submeteu, de forma conjunta, três cases técnicos para avaliação antecipada e eles serão apresentados no dia 16 e 17 de maio. O primeiro é sobre Reflexões sobre o Potencial de Uso de Tecnologias de Comunicação 5G no Setor Elétrico. O segundo, chamado Implementação do Process Bus na SES da Neoenergia – Teste de Aceitação, vai mostrar a jornada de digitalização de uma subestação de energia. “Os testes iniciais foram feitos em algumas subestações da Neoenergia (cliente Siemens), e servem como base para toda a estrutura. Seguimos à risca as normas estabelecidas pela IEC61850 e IEC61869, bem como as normatizações do ONS (Operador Nacional do Sistema) e seus procedimentos de redes para subestações digitais”, diz Osvaldo Foroni Jr., especialista de Engenharia da Siemens. O terceiro será o artigo de coautoria da empresa versa sobre o mesmo tema – Aplicação da Tecnologia Process Bus em Subestações Digitais.
Ainda durante o SNPTEE, Sergio Jacobsen, Vice-presidente da Smart Infrastructure da Siemens, vai participar de uma mesa técnica, reforçando a presença da companhia que ainda terá um estande na ExpoSNPTEE, feira que abrigará os principais players do mercado de energia. Normalmente realizado a cada dois anos, o SNPTEE não ocorreu em 2021 por causa da pandemia e retorna em maio de 2022, presencialmente, com diversas empresas de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos, concessionárias e demais órgãos e agentes setoriais.
Inscrições e informações do evento aqui.