Integração do histórico de dados dos pacientes vai gerar insights para todo o ecossistema de saúde: médicos, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde e indústria farmacêutica
O maior grupo de infraestrutura diagnóstica do Brasil vem investindo fortemente em inovação para melhorar o acesso da população à saúde. O Grupo Pardini – um dos maiores realizadores de exames do país acaba de lançar o Precision Care: plataforma de relacionamento digital que vai conectar pacientes, médicos, operadoras de saúde, empresas, hospitais, laboratórios e indústria farmacêutica. Todos produtos e serviços que a rede de laboratórios oferece, para todos esses públicos, estarão integrados em uma única plataforma, facilitando ou trazendo diagnóstico mais preciso e tratamento mais rápido para o paciente.
Utilizando-se do know-how e expertise em tecnologia e inovação em saúde, essa ferramenta foi desenvolvida pelo Grupo Pardini, exclusivamente para suas 17 marcas, que conta com mais de 8 mil produtos e serviços (o maior portfólio do país) e 7 unidades de negócios. O usuário, seja ele qual for, terá acesso a todo o portfólio, independentemente da marca escolhida, da região onde está, e do tipo de teste a ser realizado.
IA a serviço da medicina diagnóstica
Os dados históricos dos pacientes permitirão análises relevantes para médicos, hospitais, operadoras ou indústria farmacêutica. Como o Grupo realiza exames em todos os estados do Brasil, haverá diversidade de dados clínicos representando a população do país. E é isso que vai revolucionar o setor. Ganha o paciente, com mais qualidade de vida, e também toda a cadeia de saúde.
Nesse primeiro momento, o canal está acessível para o público médico, que poderá, com um clique, no celular ou computador, acessar os exames de seus pacientes, discutir laudos e casos clínicos com a assessoria científica do Grupo, e tirar dúvidas dos produtos e serviços do portfólio de testes.
Segundo o Diretor de TI e Digital do Grupo, João Alvarenga, o Precision Care é um projeto evolutivo. “É uma construção que não tem fim. Com os achados clínicos e correlações entre exames feitos no Grupo, poderemos emitir informações, insights e análises para apoiar os médicos nas tomadas de decisões e ajudar os pacientes a chegar no diagnóstico mais precoce”, explicou sobre o potencial da plataforma. A solução foi desenvolvida considerando o que há de mais moderno em segurança da informação, privacidade de dados e as diretrizes da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
“Temos acesso aos pacientes e seus dados clínicos, isso é muito valioso para toda a cadeia de saúde do Brasil. È com o cruzamento dessas informações que vamos transformar a medicina diagnóstica no Brasil”, comentou o vice-presidente da companhia, Alessandro Ferreira. Para o executivo, a ferramenta tecnológica faz valer, na prática, o propósito da empresa: “levar saúde para quem precisa, onde estiver”, literalmente. “Seja em hospitais de ponta nos grandes centros urbanos ou nos pequenos postos médicos do interior: todos os cidadãos merecem um diagnóstico assertivo, rápido e consciente”, reforçou ele.
O legado
Inovação e ineditismo para buscar o melhor desfecho clínico para o paciente está no DNA do Grupo Pardini. A companhia criou um modelo de produção laboratorial inédito no país. É o Enterprise, que revolucionou a forma como se processam exames de análises clínicas em escala no Brasil, com aumento exponencial da capacidade produtiva (160 milhões de testes/ano confirmar estes dados), redução de custos com equipamentos e insumos, controle integrado da operação automatizada com monitoramento em tempo real por um comand center.
Para atender a todos os estados brasileiros, a rede conta com mais de 160 unidades próprias de atendimento e é pioneira na terceirização do serviço para mais de 6 mil laboratórios parceiros que processam seus exames nas 20 plantas produtivas do Grupo. Uma delas, em Minas Gerais, é o maior polo automatizado para realização de exames do mundo. Lá está o Guardian, um centro de produção de exames de RT-PCR com capacidade
para realizar até 20 mil testes diários no Brasil, criado em pleno pico da pandemia da Covid-19.
Mas a inovação e o investimento em tecnologia não ficam apenas no campo produtivo. Para dar conta da grandeza dessa operação que chega diariamente a mais de 2 mil municípios do país, inovações logísticas também são necessárias. Uma delas é o JetLab, criado de maneira inédita no Brasil, que conta com aeronaves contratadas para tornar mais rápido o transporte das amostras. Ainda no campo logístico, a rede está desenvolvendo e testando um projeto de transporte de amostras biológicas por drones.
Agora, com o Precision Care, o Grupo Pardini dá um grande salto rumo à sua visão de ser reconhecido como um player gerador de dados e insights clínicos, com extrema relevância para toda a cadeia de saúde.