Em 1º de janeiro de 2021 deu-se início a um novo mandato de prefeitos e vereadores no país. Como ocorre em todas as eleições, ocorre alteração nas equipes de trabalho e mudanças de secretários de transporte, transito e mobilidade urbana.
O ano de 2020 foi dominado pela angústia da pandemia COVID-19, alterando drasticamente as condições da prestação dos serviços municipais, reduzindo os orçamentos públicos e trazendo incertezas no horizonte e o transporte público também está no centro do problema.
Em razão disso, visando subsidiar os novos governantes, a ANTP, NTU, ANFAVEA, Mercedes-Benz, FABUS e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana publicaram o documento Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade em sua cidade, um conjunto de propostas de ações para melhoria do transporte público ao alcance dos novos mandatos.
É neste contexto que a ANTP desenvolveu o novo Curso Básico de Gestão do Transporte Público, que está sendo patrocinado pela Mercedes-Benz e pela FETPESP – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo.
O Curso de Transporte público
Como todo sistema de formação através do treinamento, o objetivo mais importante é a introdução de novos comportamentos, junto com a potencialização de alguns dos existentes, através da motivação e do conhecimento. Mas junto com esses dois mecanismos, reforçando-os ou ameaçando-os existem os fatores sociais amplos e, mais importante, os mecanismos de grupo que influenciam a atitude depois dos cursos de aplicar ou não os ensinamentos.
Criar as experiências educativas intensivas em curto período, introduzir novos pontos de vista e encorajar a adoção de novos métodos, passando adiante ideias importantes. Os cursos se propõem a demonstrar um novo conceito e a explicar algo a um público.
O Curso terá por base os conteúdos já descritos em vários documentos próprios da ANTP, em especial o Guia Básico de Gestão do Transporte Público, assim como de outros importantes documentos técnicos publicados por outras entidades.
O Curso Básico de Gestão do Transporte Público será aplicado na modalidade de Ensino a Distância e buscará contribuir para:
- Formação, desenvolvimento e instrumentalização de gestores públicos de transporte público e trânsito no Brasil, contribuindo para “fazer acontecer as mudanças necessárias” para a melhoria da mobilidade urbana no país;
- Facilitação da intermediação entre gestores públicos e fornecedores da produção do transporte público, nas ações de interesse comum.
A quem se destina
O curso é gratuito e se destina a gestores públicos, gestores privados, técnicos em geral com atuação no transporte público e da mobilidade urbana.
Objetivo geral do curso
Propiciar a gestores de mobilidade urbana públicos e privados, a compreensão geral dos aspectos fundamentais que compõem a prestação do serviço de transporte público, a regulamentação sob os quais o serviço está submetido e os papéis dos principais atores envolvidos – administração pública e operadores privados – de maneira que eles possam melhor agir e tomar decisões que contribuam para a melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços.
Aula 1 – Componentes importantes
Componentes importantes do transporte público, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade controlável. O objetivo nesta aula é o gestor compreender os aspectos gerais dos componentes básicos, cuja escolha correta e funcionamento de forma coordenada e harmónica resultam em serviços de qualidade e eficiência controlável.
Aula 2 – ITS e Tecnologias
Quando e como surgiram os equipamentos e Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS e seu papel na Gestão dos Sistemas de Ônibus.
Aula 3 – As etapas da Operação dos serviços
Programação da oferta de serviço
Atividade de planejamento de responsabilidade do gestor público e que, para serviços de rota fixa, define o serviço a ser prestado em cada linha e seus componentes.
Aula 4 – Melhorando o serviço – Qualidade
Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que a prestação do serviço envolve tanto atividades próprias do operador e previstas no contrato quanto atividades de responsabilidade do gestor público, tendo em vista que o resultado da prestação do serviço – eficiência e qualidade – depende dos dois papéis.
Aula 5 – Planejamento e viabilidade – Eficiência
Nesta aula serão propiciados conhecimentos para a melhor compreensão do gestor de que é no projeto e planejamento geral que se estabelecem as características da prestação do serviço de transporte público que impactam na sua eficiência, qualidade e viabilidade econômico-financeira.
Aula 6 – Contratação e controle
Modelos de negócio
Sistemas contratados por tarifa técnica;
Sistemas contratados por fluxo de caixa;
Sistemas contratados por PPP;
Qual a tendência para um novo modelo de contratação;
Fases do processo: especificação, licitação e contratação
PARA TURMAS ATÉ DEZEMBRO/2022
CURSO GRATUITO
AS TURMAS ESTÃO SENDO MONTADAS POR ORDEM DE INSCRIÇÃO