spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCONFIRA OS HIGHLIGHTS DO PRIMEIRO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES...

CONFIRA OS HIGHLIGHTS DO PRIMEIRO EVENTO TEMÁTICO DO RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

O Eixo Saúde foi pauta do programa que recebeu secretaria de governo, especialistas e estudiosos da área 

Na última terça-feira, 08, a Plataforma Connected Smart Cities deu início aos Eventos Temáticos 2022 do Ranking CSC, estreando com a discussão do eixo Saúde. Abaixo você confere os principais Highlights apresentados nesta série que continua na próxima semana, 15, com o eixo Educação.

Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems, e pesquisador responsável pelo Ranking CSC, apresentou e explicou sobre a coleta dos indicadores do eixo Saúde, que dividem-se em:

  • leito por habitantes,
  • médicos por habitantes,
  • cobertura da equipe de saúde da família,
  • despesas por habitante,
  • mortalidade infantil,
  • agendamento online de saúde na rede pública,
  • ciclovias (também presente no eixo mobilidade),
  • coleta de resíduos sólidos (também no eixo meio ambiente),
  • e atendimento urbano de esgoto (também no eixo meio ambiente).

Na sequência, Alex Florindo, epidemiologista e líder do GEPAF – Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), trouxe os fatores de risco e proteção para doenças com base em políticas implementadas e estudos epidemiológicos. Alex também apresentou a análise do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. 

A próxima convidada foi Leila Crócomo, secretária de saúde do município de Balneário Camboriú. Leila comentou sobre as ações que levaram a cidade ocupar a 5a. posição do eixo saúde do Ranking Connected Smart Cities 2021. E apresentou também as ações contra a Covid-19, especialmente com sistema Drive-Thru de vacinação disponível no município. A secretária também comentou sobre a liderança de Balneário Camboriú na captação de órgãos, que ocorre na cidade desde 2015.  

Para o debate com a secretária, Leila Crócomo, e o líder do GEPAF, Alex Florindo, participou Tatiana Tucunduva, pesquisadora e docente do programa de pós-graduação em cidades inteligentes e sustentáveis da Uninove. Tatiana trouxe para a discussão o objetivo do desenvolvimento sustentável 3, que é saúde e bem-estar para as cidades. A pesquisadora afirma que o grande desafio é obter a inteligência coletiva e colaborativa formada pela própria sociedade civil, além de conciliar os gastos da saúde pública com a prevenção realizada pela atividade física em áreas periféricas, por exemplo.



Tatiana também comentou sobre as mudanças climáticas do meio ambiente e as relacionou com a saúde pública. E também deixou como opção ser pensado no impacto da poluição atmosférica na saúde e como trazer os componentes dos desastres do meio ambiente para uma gestão de risco.

Florindo contribuiu ao debate trazendo a necessidade de levantar o nível de atividade física, o que, segundo o epidemiologista, já é feito pelo Ministério da Saúde desde 2006 nas capitais. O pesquisador também comentou que a pasta de Saúde não está incluída no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, e voltou a citar sobre a importância das ciclovias nas cidades.

Já a secretária, Leila Crócomo, citou a necessidade da integração das secretarias em uma gestão pública. Com a participação de Leila, Tatiana colocou a sugestão de mais um indicador a ser pensado para o Ranking Connected Smart Cities: O indicador de Envelhecimento Saudável. 

Alex Florindo voltou a contribuir citando o índice de caminhabilidade que também está trabalhando em seu projeto de estudo. A conectividade de ruas e calçadas em torno de comércios e residências, seria possível as prefeituras monitorarem? 

Respondendo as perguntas de interação dos participantes pelo Slido, Willian Rigon afirmou que o Connected Smart Cities não avalia a gestão pública, mas sim o desenvolvimento das cidades, por meio de indicadores, mas que é importante todos os envolvidos no planejamento e gestão da cidade pensarem a mesma nestes dois aspectos: diagnóstico e gestão, tendo como base indicadores.

Todo o conteúdo do vídeo, você pode assistir, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site. Inscreva-se neste link para interagir com os participantes dos próximos programas.

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos