No Brasil, as inovações crescem e estabelecem fontes seguras e eficazes para que diversas empresas se consolidem em seus nichos de atuação
O campo da inovação tecnológica é aberto e, em diferentes segmentos da sociedade, contempla o uso de novas tendências e soluções. No Brasil, as inovações crescem e estabelecem fontes seguras e eficazes para que diversas empresas se consolidem em seus nichos de atuação.
No segmento de mobilidade urbana e em todo o seu ecossistema funcional, as soluções tecnológicas e as inovações fomentam uma contínua melhora para os cidadãos e, proporcionalmente, fortalecem empresas locais que atuam no segmento, ação que proporciona impactos positivos no sistema econômico.
No Brasil, somente durante o período pandêmico, o crescimento de empresas voltadas ao core business de inovação trouxe como resultado uma nova visão sobre negócios tradicionais. Esse movimento se tornou mais célere nos últimos meses e os processos aplicados aos sistemas de mobilidade urbana permitiu ao segmento conquistar o status de modernidade e eficiência.
Dentre as empresas que contribuíram com essa transformação no setor, estão as startups com negócios focados em inovações tecnológicas e em soluções que contribuem para a mobilidade urbana, que se fortaleceram nos últimos anos e se destacaram na economia nacional. Esse crescimento é comprovado no mapeamento realizado pela Liga Ventures, a análise pontua que aproximadamente 320 startups brasileiras têm atuação direta e/ou indireta com o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços direcionados à mobilidade urbana.
Recentes dados divulgados pelo Inside Venture Capital Report, um relatório produzido pelo Distrito Dataminer, revelaram que, entre janeiro e abril deste ano, as startups captaram aproximadamente US$ 2,35 bilhões em aportes. Além disso, a análise aponta que foram registradas 77 fusões e aquisições, consolidando o crescimento de empresas brasileiras que apostam nas inovações tecnológicas para ampliar sua participação nos mercados atuantes e estabilizar seus negócios no território nacional.
Além da relação de custo-benefício, estimular o consumo e a expansão do uso de soluções brasileiras ajudam no crescimento e fortalecimento do mercado de trabalho. O movimento amplia o volume de oportunidade de empregos e, por vezes, estimula a capacitação de mão de obra, por meio de treinamentos que vão preparar esses profissionais para acompanhar o processo de evolução das empresas e da economia brasileira.
Todo esse cenário representa um amadurecimento das inovações no país e, cada vez mais, fortalece o mercado interno. A consequência desse movimento é a ampliação da rentabilidade das companhias, com a aquisição de tecnologias desenvolvidas localmente, de acordo com a realidade do país, tornando as companhias nacionais referências em sistemas de mobilidade.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Head de Inovação da Marcopolo. Há 19 anos na companhia, é responsável pela estruturação dos novos vetores de crescimento da organização, os quais incluem novos sistemas de mobilidade, modelos de negócio digitais e serviços. Também atua na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos em cultura organizacional, métodos ágeis e conexão do atual negócio com o futuro. As ações da Marcopolo NEXT incluem a estruturação do portfólio de projetos, estruturas físicas e metodologias ágeis.