spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosECONOMIA, GOVERNANÇA, TECNOLOGIA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE, URBANISMO, EMPREENDEDORISMO, ENERGIA, MOBILIDADE, EDUCAÇÃO E...

ECONOMIA, GOVERNANÇA, TECNOLOGIA, MEIO AMBIENTE, SAÚDE, URBANISMO, EMPREENDEDORISMO, ENERGIA, MOBILIDADE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA SÃO EIXOS TEMÁTICOS QUE SERÃO DISCUTIDOS NO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Evento que se realiza nos próximos dias 01, 02 e 03 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, apresenta extensa programação de palestras abordando projetos de cidades inteligentes com renomados de empresas patrocinadoras, pesquisadores e representantes de governo

É extenso o leque de palestras e conhecimento que será compartilhado durante a 7ª. edição do Connected Smart Cities & Mobility, realizado nos primeiros dias de setembro. Com base nos eixos de Economia, Governança, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Urbanismo, Empreendedorismo, Energia, Mobilidade, Educação e Segurança, separamos os assuntos que serão abordados nos painéis do formato híbrido agrupados por temas abordados.

 

Cidades Prósperas e Empreendedoras (eixos de economia e empreendedorismo)

No eixo de Economia serão tratados temas como Fomento de Cidades Inteligentes; Parcerias Estratégicas; e Nova Lei de Licitações e Retomada Econômica. Entre representantes de Governo, estarão presentes, Cristina Schwinden, Secretária da  Prefeitura de Palhoça e Rodrigo Nogueira Diogo de Siqueira, Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza.



Em parceria com a B3 e Portugal Ribeiro Advogados, serão organizadas mesas redondas de discussão sobre Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de saneamento básico, iluminação pública, transportes, resíduos e parques com a participação de Cleverson Aroeira, Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental; Gabriela Engler, Secretaria Executiva de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo; Luís Augusto Valença, CEO da CCR Mobilidade; Fernando Marcato, Secretário – SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo do Estado de Minas Gerais; Carlos Eduardo Cardoso Souza, Responsável e-city da Enel X; Hamilton Agle, CEO da Estre Ambiental; Pedro Maranhão, Secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional; Guilherme Peixoto, Superintendente de Processos Licitatórios da B3; e  Mauricio Portugal Ribeiro, Sócio do Portugal Ribeiro Advogados, dentre outros participantes. 

Já no eixo empreendedorismo, serão realizados painéis com os temas Promoção das Cidades e do Desenvolvimento Econômico e Análise de Dados e Indicadores para a Promoção do Empreendedorismo com Willbur Rogers de Souza, Gerente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu; Leandro Moreira Garcia, Presidente da PRODABEL; Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, Diretor Jurídico da Agência Curitiba de Desenvolvimento; Marcelo Nunes, Diretor Geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos; e Giovani Bernardo, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Presidente do Conselho Tubarão 180º,  dentre outros participantes.

E em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, será realizado painel com o tema Mecanismos de Desenvolvimento para Cidades Inteligentes. Dentre os palestrantes, estarão presentes Marcos Pinto, Diretor de Empreendedorismo Inovador do MCTI – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações; Tiago Faierstein, Gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial  e Rodrigo Régis, Diretor de Negócios & Inovação – PTI – Parque Tecnológico de Itaipu.


Cidades Conectadas (tecnologia, inovação e segurança)

No eixo Tecnologia, será abordada a Utilização da Tecnologia para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes com a participação de Paulo Fernando Garcia Cardoso, Diretor-Presidente da AGETEC – Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Rafael Figueiredo, Secretário Executivo de Transformação Digital – SEPLAGTD – Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife. Já o tema Sociedade Conectada: Plataformas Digitais nas Cidades contará com a participação de Luiz Kazan, BDM Smart Cities da Embratel – Claro Brasil; Lucas Cavalcanti Ramos, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Estado de Pernambuco e Jéferson Castilhos, Fundador da 1DOC.

Alexandre Modonezi de Andrade, Secretário Municipal de Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo; Samuel Pereira Araújo, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador e Larissa Tavares, Diretora de Negócios para Cidades Inteligentes da Sonner abordam o tema Inteligência Artificial para o Desenvolvimento de Serviços Públicos.

Será apresentado ainda no evento o PDTCI – Plano Diretor de Tecnologias de Cidades Inteligentes, e o Desafio de Posicionamento da Smart City como Política de Estado com Vitor Amuri e Iara Negreiros, ambos sócios da SPIn Soluções Públicas Inteligentes Consultoria. 

Ainda em tecnologia, o evento contará com o lançamento do Guia Sandbox para Cidades Inteligentes com a participação de Igor Calvet, Presidente da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; General Eduardo Garrido, Diretor-Superintendente do PTI – Parque Tecnológico Itaipu; Miguel Coelho, Prefeito de Petrolina; Renata Sene, Prefeita de Francisco Morato; Evaldo Cruz Neto, Superintendente de Desenvolvimento do Nordeste da Sudene – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e Tiago Pontes de Queiroz, Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano e Regional do MDR – Ministério do Desenvolvimento Regional.

Em Segurança, a mesa Segurança Pública Integrada e Conectada traz na moderação Alexandre Cardeman, Diretor de Inovação do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, além da participação de Alexandre Borck, Secretário de Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Arnaldo Vasconcellos, General Manager da Brazil at Blue Sky Network.

E em parceria com o Instituto Igarapé, será realizado painel com o tema Como Promover uma Segurança Pública Inteligente no seu Município? Nesse painel, também serão compartilhados os aprendizados da implementação do “Crime Radar”, uma ferramenta desenvolvida com a Polícia Militar de Santa Catarina e com o Departamento de Segurança da Cidade do Cabo, na África do Sul, que promove uma alocação inteligente de recursos a partir do uso de algoritmos preditivos e processamento de bases atuais a históricas do município, com a participação de Bárbara Silva, Diretora de Tecnologia do Instituto Igarapé e Elizabete Albernaz, Gerente de Programa do CrimeRadar.

Urbanismo Sustentável nas Cidades (urbanismo, meio ambiente e energia)

Infraestrutura e regeneração urbana é um dos temas do eixo urbanismo e contará com a participação de Vitor Raydan Diab, Area Manager da Rain Bird; Maury Fonseca Bastos, Diretor Presidente  da CSul Desenvolvimento Urbano e Vinicius Marchesi, Presidente do CREA. Já em parceria com a Urban Systems, será realizado painel com o tema Bairros Planejados como Instrumento de Transformação das Cidades com a participação de Mariângela Machado, Diretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados do Secovi; Felipe Cavalcante, Presidente de honra da  ADIT Brasil; e Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.

No eixo Meio Ambiente, será realizada uma mesa sobre a Agenda Climática de Cidades Inteligentes: Desafios no Brasil com Cátia Valente, Head de projetos governamentais do Climatempo; Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo – ICLEI América do Sul; e Carlos Ribeiro, Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife.

Será discutido também O Impacto do ESG em Tempos de Crise no Setor Tecnológico. Estão presentes neste painel, Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove, e Tatiana Wittman, Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. 

Já o tema Projetos Inovadores e Gestão de Resíduos Sólidos será explorado com a participação de Tânia Sassioto, Diretora de Projetos & Parcerias da Selo eureciclo, e Luciana Lopes, Fundadora da Visões da Terra, para fechar as apresentações do eixo Meio Ambiente do evento.

No eixo energia, a pauta será Eficiência Energética das Cidades Inteligentes e contará com Laisa Brianti, Analista em Eficiência Energética – Mitsidi Projetos; Rosana Correa, CEO and Founder da EnGuia; Claudio Ribeiro, CEO – 2W Energia, dentre outros.

 

Cidades Resilientes (Educação, Segurança e Saúde)

Três temas serão discutidos dentro dos eixos Educação, Segurança e Saúde com foco na resiliência das cidades: Soluções para Moradia em Cidades Inclusivas; Inclusão Digital como Fator de Desenvolvimento nas Cidades, e Planejamento das Cidades com Foco na Inclusão. Oswaldo Sanchez Junior, Pesquisador – IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo; Daniel Annenberg, Consultor – Fundação Vanzolini; Tullio Ponzi, Secretário Executivo de Inovação Urbana da Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura de Recife; Antonio Carvalho, Secretário de Governança da Prefeitura de Maceió; e Elias de Souza, Sócio – Deloitte serão alguns dos participantes.


Cidades Participativas e Engajadas (Governança)

Neste painel, serão apresentadas as Singularidades das Cidades, Bairros Conectados e Cidadãos Engajados, com a presença de Marcelo Batista Nery, Coordenador de Transferência de Tecnologia do NEV-USP (CEPID-FAPESP) e Pesquisador Colaborador no IEA-USP (Programa Cidades Globais), Núcleo de Estudos da Violência da USP e Instituto de Estudos Avançados – Programa USP Cidades Globais.

Outro painel será a Gestão Pública e Governança Colaborativa. Para esta mesa, foi convidada Cláudia Ribeiro Pfeiffer, Coordenadora Adjunta do MBA em Economia e Gestão da Sustentabilidade, com Ênfase em Cidades Inteligentes do Laboratório de Responsabilidade Social e Sustentabilidade – LARES/UFRJ, além de José Luiz Eroles Freire, Prefeito Municipal de Guararema.

Cátia Regina Muniz, Pesquisadora e Bolsista, PCI-DA e CNPq – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI; Gustavo Moreira Maia, CEO e Fundador – Colab; e Patricia Pessoa Valente, Sócia da Motta Pinto Advogados e Insper.

Ainda no eixo Governança, o painel Dimensões das Cidades Inteligentes: Governo, Sociedade, Ambiente Físico e Tecnologia contará com a participação de Beatriz (Bia) Barreto Brasileiro Lanza, Consultora do BID em Governo Digital e Diego Brites Ramos, Vice-presidente de Relacionamento e Diretor da Vertical Smart Cities da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia.


Mobilidade (Ativa, Compartilhada, Para as Pessoas, Tendências, Data Analytics, Conectividade e Integração e Veículos Elétricos)

Em Mobilidade, a discussão será sobre as Inovações para a Mobilidade, com Guto Castro, Diretor do Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; e Mobilidade Inteligente: Soluções Tecnológicas Inovadoras para o Sistema de Transporte, com Joubert Flores, Presidente da ANPTrilhos – Associação de Transporte de Passageiros sobre Trilhos, Ana Pantaleão, Diretora de Novos Negócios da Visa e Luiz Viotti, Manager Director da Kido Dynamics.

Outra pauta é a Mobilidade Urbana Sustentável, que traz Victor Calil, Coordenador de Pesquisa do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. No mesmo eixo, ainda haverá a mesa Construindo Parcerias Globais para Cidades Inteligentes, com a participação de Juan M Palacio, Gerente de Parcerias para América Latina da Moovit. 

Ainda em Mobilidade, será discutida a Cultura de Dados para Planejamento da Mobilidade Urbana, com moderação de Denis Lopardo, Co-founder & CEO da bdoo, e André Turquetto, Diretor da Veloe. 

Outro painel, ainda neste eixo, será sobre as Inovações e o Financiamento do Transporte Público. Para esta mesa, está confirmado Rodrigo Tortoriello, Consultor, Ex-Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Juiz de Fora da RT2 Consultoria. 

Mobilidade traz ainda o Tráfego nas Cidades Inteligentes: Conexão com as Rodovias, com presença confirmada de Guilherme Martins, Chefe de Departamento da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e Edgar Benozatti, Assessor Econômico para o Programa de PPPs e Concessões do Governo do Estado de São Paulo; e os Desafios para o Transporte Coletivo de Passageiros no Brasil, com Carlos Eduardo Cardoso de Souza, Responsável e-city da Enel X, e Edgar Barassa, Founder da Barassa & Cruz Consulting.

Como Tornar a Mobilidade Inclusiva é o tema deste painel que traz Marília Hildebrand, Pesquisadora do tema e colaboradora no Portal Mobilize Brasil. Ainda neste eixo, é apresentado o Planejamento da Mobilidade por Bicicleta, com Luiz Marcelo T. Alves, Consultor em Engenharia de Transportes da Compasso Mobilidade, e Rogério Viduedo, Editor do Jornal Bicicleta. 

Será apresentado, também, o painel Como a Mobilidade Compartilhada Pode ser Sustentável e Inclusiva. Para esta mesa, está confirmada Mariana Amorim de Amaral, Coordenadora de Inovação do Coletivo/NTU. Também está programado o painel da Inovação para Conectividade e Integração na Mobilidade Urbana, com Rafael Presa, Market Developer da IOTA Foundation, e Vinicius Ribeiro, Arquiteto Urbanista da Vinicius Ribeiro Arq Plan Mob.

Abordando a Infraestrutura, a pauta apresentada será Infraestrutura para a Eletromobilidade no Brasil. Neste painel, estão presentes Robson Ferreira da Cruz, Co-founder da Barassa & Cruz Consulting e Membro da AES Brasil, e Gustavo Tannure, CEO da Easy Volt Brasil.

Outro painel confirmado é o Planejamento da Mobilidade Urbana com Dados e Inteligência Artificial, com participação de Guilherme Bieler, Coordenador de Inteligência de Mercado do MetrôRio, e Márcio Henrique Nigro, CEO da Wiimove. 

Faz parte também o painel de Indicadores e Dados para o Planejamento da Mobilidade Urbana. Nesta mesa, participam Leandro C. Coelho, Ph.D., Professor, Canada research chair in integrated logistics CIRRELT, Université Laval, Ministère de l’Économie de et l’Innovation du Québec, Canada (INTERNACIONAL), e Thiago Henrique de Oliveira Faustino, Técnico de Transportes e Trânsito da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A.

Ainda em Mobilidade, será discutido Mobilidade Compartilhada e as Cidades Inteligentes, com Eduardo Bortotti Fagundes, Head of Facilities & Corporate Mobility BR da Enel Brasil, e Suzana Regina Moro, Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos