spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesBOA VISTA PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY...

BOA VISTA PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY NESTA TERÇA-FEIRA

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Os encontros regionais têm o objetivo de reunir governo, entidades e empresários para debaterem ideias no contexto de cidades inteligentes

Nesta terça-feira, 17, é a vez de Boa Vista receber o encontro regional do Connected Smart Cities & Mobility. A capital de Roraima faz parte da agenda de pré-eventos regionais, que acontecem desde fevereiro, para que governo, entidades, e empresários possam debater ideias e pensar projetos no contexto das Smart Cities. 

O Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta – Conexões com Propósito, tem o objetivo de discutir iniciativas de smart cities, no contexto nacional e, também, regional. Desta vez, a contextualização será sob a ótica da realidade roraimense. Os encontros regionais fazem parte da agenda de eventos de 2021, contemplando as 27 capitais do país.



A iniciativa reúne especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual. É necessária a inscrição prévia pela plataforma https://evento.connectedsmartcities.com.br. O inscrito recebe o link de acesso por e-mail. A pauta principal é apresentar o Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Brasília, tomando por base os dados registrados no Ranking Connected Smart Cities de 2020. 

Conforme o estudo, a cidade de Boa Vista não figurou entre as 100 mais bem posicionadas no Ranking, assim como na edição 2019, e também entre as cidades que possuem de 100 a 500 mil habitantes, mas ocupa 10ª posição na região Norte.

Boa Vista se destaca em EMPREENDEDORISMO, onde a cidade subiu 43 posições em relação ao estudo anterior, e está na 28ª posição no Ranking Connected Smart Cities. Em relação às cidades da região Norte, a cidade está na posição, e comparada com cidades que possuem de 100 a 500 mil habitantes, ela aparece na posição.

O evento nacional, que acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, fecha o ciclo dos encontros regionais do Connected Smart Cities & Mobility 2021.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para as cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Boa Vista no Ranking Connected Smart Cities

As discussões dos encontros regionais focam 11 eixos temáticos, que devem avaliar a mobilidade, o urbanismo, o meio ambiente, a educação, a saúde, a segurança, a energia, o empreendedorismo, a tecnologia e inovação, a governança e a economia, priorizando sempre a realidade local. 

Além dos resultados gerais, o Ranking Connected Smart Cities & Mobility traz análises dos eixos temáticos, permitindo uma visão regional do Brasil, considerando o porte de municípios com mais de 500 mil habitantes. Para Willian Rigon, diretor da Urban Systems, e responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Boa Vista, no quesito Segurança, aparece na 38ª posição. Entre as cidades do Norte, ocupa a posição, e entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes ela aparece na 17ª posição.

No indicador de morte por trânsito, para cada 100 mil habitantes, a capital roraimense teve uma queda considerável chegando a marca de 15,2, ante 27,7 do ano anterior.

Palestrantes Encontro Regional 

Para palestrar neste encontro regional, estão confirmadas as presenças de Edvaldo Pires Hermógenes, Secretário da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito da Prefeitura de Boa Vista; Laís  Andrade Barbosa de Araújo, Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da MDR; Rafael Gastal Porto, Pesquisador de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Agroecologia e Saneamento da Embrapa Clima Temperado de Pelotas – RS; Ronald Brasil, Secretário Adjunto do Centro de Geotecnologia, Cartografia e Planejamento Territorial de Roraima;  Roberto Benfica, Executivo de Vendas da Signify; Antonio Andrade, Analista de Mobilidade da  Kido Dynamics; Evandro Roveran, Sales District Management da Bosch; Juliana Fredo, Especialista em Conteúdos e Parcerias da Necta e Willian Rigon, Diretor e Sócio da Urban Systems Brazil. 

A programação completa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos