spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadePROJETOS INTELIGENTES EM E-MOBILITY SÃO FUNDAMENTAIS PARA O FUTURO DAS CIDADES

PROJETOS INTELIGENTES EM E-MOBILITY SÃO FUNDAMENTAIS PARA O FUTURO DAS CIDADES

Sergio Jacobsen
Sergio Jacobsen
Vice-presidente de Smart Infrastructure da Siemens, abrangendo as áreas de soluções e produtos de média e baixa tensão, produtos de controle para automação industrial, automação predial, geração e armazenamento de energia distribuída e soluções para eletro mobilidade.

O sucesso de uma cidade inteligente passa por várias iniciativas visando tornar o centro urbano mais sustentável

Gestão dos serviços a partir de dados, medidas para reduzir as emissões de gases poluentes, soluções inovadoras para melhorar a eficiência energética de prédios e infra estruturas e veículos movidos a energia elétrica. O sucesso de uma cidade inteligente passa por várias iniciativas visando tornar o centro urbano mais sustentável, e a implementação de soluções inovadoras se faz necessária para atingir os objetivos. 

Um case dessa atuação é a cidade de Hamburgo, na Alemanha, que pretende ter uma frota de ônibus elétricos com o fornecimento de 530 veículos até 2025. O projeto na cidade alemã tem demandado o desenvolvimento de infraestruturas e carregadores que se adequem tanto aos veículos (serão utilizados ônibus padron e articulado) quanto aos pátios e terminais onde serão instalados os equipamentos. Em acordo firmado com a Hamburger Hochbahn, a maior provedora de transporte local de Hamburgo, a companhia vai equipar dois dos seis estacionamentos no terminal de ônibus de Alsterdorf com um total de 96 pontos de carregamento com tecnologias de média e baixa tensão. Com um total de 240 vagas de estacionamento, esse é um dos maiores e mais modernos terminais para ônibus elétricos na Europa.



O contrato firmado pela área Smart Infrastructure da Siemens incluiu 48 estações de carregamento Sicharge UC 200 com plugues de carregamento CCS por estacionamento, bem como um contrato de serviço de cinco anos. Cada estação de recarga tem uma capacidade de carga de 150 quilowatts e fornece eletricidade aos ônibus quando eles não estão em serviço. Toda a tecnologia de carregamento está alojada em um centro de controle de tecnologia no teto de cada estacionamento. O cabo de carregamento é roteado ao longo do telhado diretamente para as estações de carregamento. Isso permite que o espaço na garagem seja usado para estacionamento de ônibus da melhor maneira possível. 

No mercado brasileiro, as soluções inteligentes da Siemens farão parte do primeiro e-Consórco liderado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) para o desenvolvimento de caminhões elétricos para o segmento e-Delivery. No projeto, a companhia será responsável pelo fornecimento da infraestrutura de recarga elétrica dos caminhões que abrange desde diferentes estações com elevada capacidade energética a soluções inteligentes e diversificadas para o abastecimento de vários veículos em um mesmo local.

Para essa iniciativa inovadora, a Siemens vai fornecer carregadores de alta potência que têm capacidade de alimentar os caminhões com até 100 kW de acordo com a sua configuração. A estrutura pode ainda carregar múltiplos veículos sequencialmente com o fornecimento de equipamentos que se adaptam ao local, promovendo, inclusive, todo o ajuste do sistema elétrico para permitir uma recarga segura e eficiente dos veículos.

Projetos como esses têm fundamental importância para tornar as cidades mais sustentáveis. Um relatório recente publicado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), um grupo de pesquisa sem fins lucrativos, apontou que ao longo da vida útil de um automóvel as emissões de veículos elétricos são até 69% mais baixas do que um carro a gasolina na Europa. O estudo foi realizado com carros elétricos de médio porte registrados neste ano na Índia, China, EUA e países europeus, locais responsáveis por 70% das vendas de carros novos em todo o mundo. 

Dados como esse atestam a importância da realização de projetos voltados à mobilidade elétrica para tornar as cidades mais sustentáveis e a Siemens é uma grande parceira dessas iniciativas com a oferta de soluções inteligentes visando maior eficiência energética e alinhadas às demandas do mercado. 

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos