spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaCONSUMO ENERGÉTICO NACIONAL PODE SER MUITO REDUZIDO PELOS AQUECEDORES SOLARES DE ÁGUA

CONSUMO ENERGÉTICO NACIONAL PODE SER MUITO REDUZIDO PELOS AQUECEDORES SOLARES DE ÁGUA

Uso mais amplo dos equipamentos diminuiria riscos da crise hídrica. Somente os chuveiros elétricos representam mais de 7% do gasto energético do Brasil e 27% do residencial

Oscar de Mattos, presidente da Abrasol (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), encaminhou ofício ao ministro das Minas e Energia, Bento Abuquerque, sugerindo que o governo incentive as concessionárias a contemplarem os aquecedores solares nos Programas de Eficiência Energética e os consumidores a investirem na tecnologia, que não requer qualquer dispêndio de dinheiro público, além do esforço de esclarecimento da população. “A medida seria crucial e estratégica neste momento de crise hídrica, pois propiciaria economia significativa de eletricidade”, salienta o dirigente.

O presidente da Abrasol explica que “os aquecedores solares de água são cerca de quatro vezes mais eficientes do que os painéis fotovoltaicos e atendem a aplicações residenciais de baixa até alta renda, comerciais, industriais e serviços”. São a alternativa mais eficaz para a redução expressiva do consumo nos chuveiros elétricos, que sobrecarregam muito o sistema no horário de ponta (entre 18 e 21 horas), representando mais de 7% de toda a eletricidade gasta no País e 27% da residencial, segundo dados do Balanço Energético Nacional da Empresa de Pesquisa Energética (EPE – 2019).



A tecnologia dos aquecedores solares de água está presente no Brasil há mais de 40 anos. É 100% nacional, gera empregos apenas no País e usa matérias-primas totalmente brasileiras. “Além disso, nosso parque fabril está preparado para atender a demandas bem mais elevadas, pois, em razão das recentes crises econômicas e paralisação dos programas habitacionais e de eficiência energética, sua ociosidade atual é de aproximadamente 55%”, ressalta Oscar de Mattos.

Segundo dados do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), cada novo chuveiro elétrico adicionado à rede tem um custo bastante expressivo para o País em infraestrutura. “Assim, a energia solar térmica constitui-se em importante, barata e fundamental solução para garantir a segurança energética, pois promove a eficiência, proporciona redução da emissão de gases de efeito estufa e, portanto, dos efeitos relativos às mudanças climáticas”, observa o presidente da Abrasol, concluindo: “A tecnologia também possibilita às famílias expressiva redução de custo nas contas de luz, otimizando o orçamento doméstico, o que é importante neste momento de dificuldades”.

Sobre a Abrasol

É a entidade de classe que representa a cadeia produtiva dos aquecedores solares de água. Os equipamentos têm enorme potencial para minimizar os efeitos da presente crise hídrica e contribuir para evitar o racionamento de energia, pois reduzem o consumo de ponta, ao evitarem o uso da eletricidade nos chuveiros elétricos. Os objetivos da Abrasol são fomentar e desenvolver o mercado de energia solar térmica no Brasil e ampliar sua atuação, com ações que envolvem a conscientização da sociedade sobre as vantagens do uso responsável da energia e apoio às empresas associadas: fabricantes, distribuidoras, revendas, consultorias, projetistas e instaladoras.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ENERGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos