spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeOLHAR DA POPULAÇÃO TRAZ INDICATIVOS PARA O FUTURO DA MOBILIDADE URBANA

OLHAR DA POPULAÇÃO TRAZ INDICATIVOS PARA O FUTURO DA MOBILIDADE URBANA

Petras Amaral Santos
Petras Amaral Santos
Head de Inovação da Marcopolo. Há 19 anos na companhia, é responsável pela estruturação dos novos vetores de crescimento da organização, os quais incluem novos sistemas de mobilidade, modelos de negócio digitais e serviços. Também atua na gestão da estratégia de inovação e seus desdobramentos em cultura organizacional, métodos ágeis e conexão do atual negócio com o futuro. As ações da Marcopolo NEXT incluem a estruturação do portfólio de projetos, estruturas físicas e metodologias ágeis.

A população objetiva um olhar otimista para futuro, com soluções de transporte que sejam inovadores e, ao mesmo tempo, eficientes

 

Avaliar a evolução da mobilidade e projetar seu futuro dentro do contexto social é um processo fundamental quando refletimos sobre os problemas dos grandes centros populacionais. Esse exercício amplia a capacidade de criar soluções e tecnologias mais adaptadas à realidade da urbanização e as necessidades dos habitantes.

A pesquisa Percepção Climática, realizada pelo IBOPE, encomendada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), em parceria com o Programa de Comunicação de Mudança Climática da Universidade de Yale, apontou que 72% dos brasileiros entrevistados concordam que o aquecimento global já prejudica a atual geração. Neste cenário, o processo de urbanização aumenta o contingente populacional e amplia proporcionalmente a emissão de partículas poluentes oriundas do processo de combustão de veículos tradicionais, aumentando a degradação ambiental.



Essa resposta da sociedade se torna um dos pontos de atenção para que empresas e governos sigam em direção ao promissor futuro da mobilidade urbana, investindo em soluções tecnológicas capazes de amenizar essa realidade.  

Na prática, a otimização do ecossistema da mobilidade e o gradativo avanço da produção de novos modais e veículos mais sustentáveis são importantes avanços tecnológicos. Esses movimentos são respostas aos anseios da população, que objetivam um olhar otimista para o futuro, com soluções de transporte que sejam inovadores e, ao mesmo tempo, eficientes.

Alinhada a essa perspectiva positiva de avanços para mobilidade urbana, o Fórum Econômico Mundial apontou que 68% da população viverá nas cidades em 2050. Atualmente, são 54%. Portanto, as tecnologias aplicadas no presente proporcionarão adaptações capazes de atender a população daqui alguns anos. Por isso, as cidades inteligentes têm exatamente a proposta de buscar soluções que acomodem novos processos, dinâmicas e rotinas para o crescente número de habitantes.

Futuro da mobilidade

A mobilidade urbana é um dos pilares do conceito Smart Cities e as soluções para torná-la mais eficiente e sustentável também podem nascer por meio destes insights da população que, constantemente, é impactada por questões inerentes ao setor, principalmente no uso do transporte coletivo.

Esse olhar atento aos problemas cotidianos expõe pontos sensíveis que devem ser solucionados ou amenizados com agilidade. O uso da tecnologia, aliado ao planejamento e o desenvolvimento de modelos de transportes cada vez mais adaptáveis à realidade dos passageiros, é uma tendência necessária e urgente para aprimorar as experiências dos cidadãos que estão nas ruas.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos