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ACESSIBILIDADE É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR UMA MOBILIDADE PARA TODOS

Pedro Palhares
Pedro Palhares
Gerente geral do Brasil no Moovit. Atuou por 12 anos no mercado financeiro e, em 2013, a convite do então secretário de transportes do Rio de Janeiro, migrou para a área pública, onde foi o responsável pela abertura dos dados do transporte público. Formação: Administração de Empresas (IBMEC-Rio) e Finanças (FGV).

Poucos ajustes fazem uma grande diferença para termos uma mobilidade mais inclusiva

Um dos valores do Moovit é que a mobilidade é um direito básico de todos. E, para incluir todo mundo mesmo, a acessibilidade é um fator fundamental. O poder público tem o compromisso de garantir a todos os cidadãos formas de acesso a trabalho, estudo, cultura e lazer. E empresas que oferecem soluções de mobilidade, como o Moovit, podem e devem dar sua contribuição.

O aplicativo do Moovit, e suas versões white label, incluem todas as principais tecnologias de acessibilidade. As rotas de transporte público sugeridas também podem ser configuradas para exibir os trajetos acessíveis, exibindo quais estações e terminais são acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. E, desde o começo de 2021, exibimos no tempo real do app quais ônibus dispõe de equipamentos de acessibilidade em São Paulo e Curitiba. Queremos trazer essa informação em cada vez mais cidades, mas dependemos da disponibilidade dos dados no transporte público.



Acessibilidade

Garantir a acessibilidade é uma preocupação contínua, e estamos sempre recebendo sugestões e colhendo opiniões dos usuários. O trabalho começou em 2015, quando um grupo de desenvolvedores do Moovit fez um estudo com alguns usuários com deficiência para entender o que poderia ser melhorado. Foram identificados problemas como falta de informação para leitores de tema, ou botões difíceis de serem acionados por quem tem algum comprometimento motor.

Com o apoio de um desenvolvedor deficiente visual, o aplicativo foi otimizado para os leitores de tela de TalkBack, no Android, e VoiceOver, no iOS, algo mantido em todas as versões subsequentes. A equipe examinou cada tela em busca de melhorias na acessibilidade, adicionou rótulos úteis e condensou dados intrincados – rotas, duração da viagem, horários de início e término – em frases claras para áudio.

Foram incorporados feedback de usuários com baixa visão de todo o mundo. Cerca de 20% das pessoas que usam o Moovit configuram o aplicativo para ampliar o tamanho das letras, o que nos levou a deixar o app compatível com o Dynamic Type, que também aumenta o corpo das fontes.

O aplicativo apresenta informações de forma a facilitar a visualização para quem é daltônico. Cores nunca são a única maneira de diferenciar objetos. Os desenvolvedores do Moovit testam diferentes escalas de cinza e de intensidade das cores para confirmar a usabilidade. Para garantir uma melhor experiência a usuários com deficiência motora, os menus e botões foram projetados para facilitar o uso com somente uma mão. Isto incluiu a localização das teclas na parte inferior da tela e ampliação de sua área de alcance.

É importante lembrar que esta preocupação com acessibilidade está presente não só no aplicativo, mas também no website e nas diferentes soluções oferecidas pela empresa.

Inclusão social

Como dito anteriormente, a melhoria da acessibilidade é um trabalho constante. Mas nos alegra saber que mais pessoas estão podendo circular por suas cidades e ampliando acesso a emprego, educação e diversão graças ao esforço conjunto de cidades e empresas de tecnologia. Uma melhor acessibilidade é fundamental para uma sociedade mais integrada.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities  

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