O Parque Tecnológico São José dos Campos lança o Nexus Global – programa criado para inserir e impulsionar seu ecossistema de tecnologia e inovação no mercado global.
O objetivo é consolidar o Parque Tecnológico São José dos Campos como hub tecnológico mundial para novos negócios, desenvolvimento e cooperação, facilitando o posicionamento internacional das empresas e instituições vinculadas. Este conjunto de iniciativas também visa atrair talentos, investimentos e negócios estrangeiros para o Parque.
A internacionalização tem sido fundamental para a sustentabilidade das empresas. De acordo com o estudo Global Startup Ecosystem Report, realizado pela Startup Genome, as empresas que vendem para mercados globais crescem duas vezes mais rápido do que aquelas focadas apenas no mercado local.
Para o coordenador de desenvolvimento de negócios internacionais do Parque Tecnológico São José dos Campos, Rodrigo Mendes, o processo de internacionalização amplia as oportunidades e torna as empresas mais eficientes. “A empresa melhora seus processos para acessar o mercado global e ser capaz de competir com os principais players. Este esforço eleva a performance, trazendo mais resultados aos negócios”.
METODOLOGIA – O programa está dividido em três eixos principais:
ATRATIVIDADE
São José dos Campos é uma das principais cidades do país, referência em inovação, qualidade de vida e empreendedorismo. O Programa Nexus Global potencializa a marca da cidade e ajuda a atrair novas empresas, investimentos e talentos.
“Além de trabalhar para conectar o ecossistema da região com os principais ecossistemas internacionais, vamos também oferecer apoio para que as empresas de fora possam se instalar no Brasil, especialmente em São José dos Campos”, complementa Mendes.
O Parque Tecnológico foi o primeiro polo brasileiro a ser acreditado pela ENRICH in Brazil, apoiando empresas europeias que desejam fazer negócios ou se instalar no país.