spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaJULHO COMEÇA COM BONS VENTOS NO NORDESTE

JULHO COMEÇA COM BONS VENTOS NO NORDESTE

Recordes de geração de energia eólica seriam suficientes para abastecer mais de 90% da demanda elétrica da região

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou na última sexta-feira, 2 de julho, novos recordes de geração eólica média e instantânea. Os ventos alcançaram um pico (geração instantânea), às 22h45, produzindo 11.354 MW, montante suficiente para abastecer a 97,1% de toda a região Nordeste no minuto do recorde. A geração média atingiu a marca inédita de 9.707 MW médios, valor capaz de atender a 91,9% da demanda da região no dia.

O último recorde da fonte foi identificado em 28 de junho, quando a geração instantânea foi de 10.856 MW. Já o recorde anterior de geração média foi registrado em 8 de abril, quando foram produzidos 9.257 MW médios.

De acordo com dados de julho, a energia eólica hoje representa 10,7% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue ao fim de 2025 atingindo 13,2%.

Sobre o ONS:

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a certificação internacional da edição 2021 do Great Place to Work (GPTW), o órgão tem centros de monitoramento, com equipes atuando 24 horas durante todos os dias da semana, espalhados por quatro estados: Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis. O ONS é composto por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ENERGIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos