spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoPLATAFORMA DE APRENDIZAGEM CLOE ATINGE 100 MIL ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO

PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM CLOE ATINGE 100 MIL ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO

Com tecnologia, Cloe pretende ampliar alcance do método aprendizagem ativa e o ensino bilíngue no país

O estudante no centro da aprendizagem solucionando problemas, pautando conteúdos e construindo com o professor em sala de aula – seja ela no formato remoto, híbrido ou presencial. É esse o objetivo da Cloe, plataforma de aprendizagem criada em 2019, que traz por meio de metodologias ativas, o protagonismo desse estudante, com uso da tecnologia e professores que são facilitadores. Disponível em todo o Brasil, a plataforma já impactou mais de 100 mil estudantes e cerca de 275 escolas públicas e privadas utilizam a sua tecnologia.

Em um sistema que é totalmente integrado, a Cloe traz todo o seu conteúdo programático em formato 100% digital. São trilhas de conhecimento temáticas, nas chamadas Expedições, atividades que desenvolvem competências socioemocionais por meio do Garage 21 (a partir de disciplinas modernas) e conteúdos inteiros em texto e multimidia com os Artigos Cloe. Além disso, a plataforma de aprendizagem cobre todo o currículo obrigatório e diretrizes exigidas pela BNCC (Banco Nacional Comum Curricular) e propõe que as escolas substituíam os livros e as apostilhas impressas por projetos digitais.

Com formato de 8, 12 ou 16 aulas, nas Expedições, os estudantes são convidados a pensar um problema do mundo real, levantar perguntas sobre ele e realizar uma conquista a respeito, seja um projeto para um pequeno grupo ou a comunidade (de maneira divertida e com responsabilidade). Foi o que aconteceu no Colégio Santa Madre, no Pará, região norte do país, em que os alunos confeccionaram sabão sustentável, a partir de discussões sobre problemas socioeconômicos e ambientais que empresas podem gerar, por exemplo.



As trilhas ainda podem ser realizadas a partir de temas específicos e de acontecimentos atuais do mundo, como é o caso de saúde e bem-estar. Somente com esse assunto e voltados de forma direta ou indireta ao covid-19, são mais de nove de expedições, que vão desde a importância da vacinação à saúde física e mental em tempos de isolamento social como o vivenciado hoje. Aqui os conteúdos são pensados para aplicação em diversas disciplinas e atendem estudantes das mais variadas faixa-etárias do ensino básico.

Já para os professores, além do engajamento dos alunos, ainda há recursos, que funcionam dando todo o apoio na rotina, a partir do uso de Dashboard de Dados com as atividades realizadas, quizzes tanto para questões objetivas como dissertativas e diferentes tipos de avaliações (somativa, por observação e da conquista).

Outro destaque é o Garage 21, que tem como foco trabalhar as chamadas disciplinas modernas e que oferecem a capacidade socioemocional dos estudantes como o Empreendedorismo, a Educação Financeira, os Trabalhos Manuais e a Tecnologia. A ideia nesse formato é preparar o estudante para o futuro e mercado de trabalho, desenvolvendo a partir das atividades, competências relacionais e de gestão desde a escola.

“Uma sala de aula passiva e analógica, não dá mais conta da missão essencial da escola, que é preparar seus estudantes para os desafios que enfrentarão no presente e no futuro. A criança que entrar na escola em 2021 provavelmente entrará no mercado de trabalho perto de 2041 e sairá dele em 2091. Levando em conta a velocidade em que o mundo está mudando, que há 12 anos não existiam tablets não é difícil concluir que será muito maior o nível de digitalização quando nossas crianças estiverem no auge de suas vidas profissionais”, comenta Fernando Shayer, mestre em educação pela Universidade de Columbia, CEO e fundador da Cloe.

Por fim, outro recurso disponível na plataforma de aprendizagem é o Artigos Cloe, com conteúdos pedagógicos atualizados em texto, além de contar com vídeos, áudios, músicas e hiperlinks para seções como a biblioteca, que estimulam na hora do aprendizado e engajam os estudantes no formato mais tradicional. É importante lembrar, que essa e as demais funcionalidades podem ser usadas tanto no modo individual como mais um componente no ensino, como no modo integrado com as trilhas e também disciplinas.

Acesse https://www.cloeedu.com e saiba mais.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE SOLUÇÕES

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos