Você conhece líderes inspiradores, engajados com iniciativas de inovação no campo digital? Pessoas que atuem na formulação de políticas públicas de tecnologia? Ou aqueles que se dedicam a projetos de inclusão ou pela democratização dos benefícios da digitalização?
Em comemoração aos 5 anos do Movimento Brasil, País Digital, foi lançada a premiação Embaixador e Protagonista Brasil, País Digital, que nasceu do desejo de reconhecer lideranças oriundas dos setores público e privado, assim como da sociedade civil, que se destacaram por sua atuação em projetos e ações de impacto social na área de tecnologia da informação em temas voltados à transformação digital e inclusiva do país.
A premiação, dividida em duas categorias, será concedida às pessoas indicadas e selecionadas em votação democrática e transparente com base nos seguintes critérios:
- Difusão e valorização de ações sociais e/ou governamentais que promovam educação, transformação digital e inovação no Brasil;
- Engajamento em causas voltadas ao processo de formulação de políticas públicas da área de tecnologia;
- Concepção e implementação de projetos de escala que possam ser incorporados pela sociedade, com o objetivo de democratizar o acesso e o conhecimento técnico e tecnológico de plataformas e aplicações digitais.
Esta premiação de periodicidade anual conta com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e de vários parceiros institucionais. A entrega da placa de reconhecimento ocorrerá em 16 de setembro.
“Esta é uma evolução do reconhecimento que temos realizado com os embaixadores nos últimos anos. Agora, criamos uma categoria para indicação popular tendo em vista tantas iniciativas e lideranças relevantes existentes no país. É uma forma também de incentivar o engajamento. Acreditamos que vamos descobrir muitos pessoas e projetos que estão transformando vidas e promovendo inclusão e cidadania”, explica Andriei Gutierrez, cofundador e coordenador do Movimento Brasil, País Digital.
Conheça as categorias
– Categoria “Protagonista Brasil, País Digital”: prêmio destinado aos indivíduos provenientes do governo, organizações do setor privado, da academia ou do terceiro setor que se destacaram como revelação durante o ano corrente na promoção de um país mais digital e menos desigual, por meio de seus projetos, ações ou contribuições em iniciativas de impacto social. A premiação será concedida a indivíduos, oriundos de iniciativas públicas, privadas ou sociedade civil. Serão consideradas indicações do público, a serem registradas no website do Brasil, País Digital até o dia 30 de junho. A apuração dos nomes e seleção dos premiados será conduzida pela Comissão de Reconhecimento, formada por especialistas indicados pelo movimento Brasil, País Digital e pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES);
– Categoria “Embaixador Brasil, País Digital”: considerará pessoas que se destacaram na transformação digital do país em período posterior à última entrega de comendas aos Embaixadores Brasil, País Digital, em 2020, e que, por suas ações, apresentem sinergia com as premissas do Movimento Brasil, País Digital. Para esta categoria não serão consideradas indicações do público. A escolha e votação dos premiados será conduzida pela Comissão de Reconhecimento, composta por especialistas indicados do e da ABES.
Consulte o regulamento na íntegra do portal Brasil, País Digital e conheça os profissionais que já receberam a comenda neste link.