spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadePLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA REALIZA SÉRIE TEMÁTICA NA PRÓXIMA SEMANA

PLATAFORMA NACIONAL DE MOBILIDADE ELÉTRICA REALIZA SÉRIE TEMÁTICA NA PRÓXIMA SEMANA

Patricia Esteves
Patricia Esteves
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Em parceria com o Connected Smart Cities & Mobility e Barassa & Cruz Consulting, PNME discute transição para a mobilidade elétrica com iniciativa privada

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) e o Connected Smart Cities & Mobility realizam, a partir do próximo dia 24, uma série temática de encontros chamada “Os Desafios da Eletrificação do Transporte no Brasil”, que vai discutir como a iniciativa privada pode acelerar a transição para a mobilidade elétrica no Brasil. O evento online, que também conta com a participação da Barassa & Cruz Consulting, vai reunir especialistas no tema para debater o desenvolvimento sustentável do setor.  

A programação do evento, que será apresentado em formato virtual, ao vivo, vai abordar a perspectiva de mercado para veículos leves, levíssimos e pesados, serviços de recarga, eletropostos e infraestrutura, compartilhamento e locação, delivery, e-commerce e investidores imobiliários.



A série deve retratar como as empresas podem trabalhar a perspectiva da apropriação e utilização da mobilidade elétrica pelo público consumidor. Um bom exemplo é pensar como o usuário do transporte coletivo vai receber esta mudança. Isso deve gerar ideias de sucesso que possibilitem a migração para a eletromobilidade. Outra questão que deve ser abordada é como aumentar a oferta e a disponibilidade de serviços de recarga nas cidades e rodovias.

“As políticas públicas para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil não podem prescindir das contribuições do setor privado – um dos grandes impulsionadores da inovação na sociedade. Nossa principal missão na PNME é garantir que todos os setores implicados tenham voz – no caso do setor privado, empresas de todos os tamanhos. Esta iniciativa é parte desse esforço”, afirma Marcus Regis, coordenador-executivo da PNME. 

PNME

Criada em 2020, a PNME agrega mais de 30 instituições, incluindo órgãos governamentais, agências, indústria, academia e sociedade civil, com o objetivo de fomentar a mobilidade elétrica no Brasil, seja por meio de propostas que servem como instrumentos de política pública e regulação, seja por estímulos ao mercado, com pesquisa e desenvolvimento.

“Apesar deste estágio nascente em que se encontra o setor da mobilidade elétrica no Brasil, tão importante quanto a regulação e estruturação de políticas, é o entendimento dos entes do setor privado quanto ao seu papel no desenvolvimento de novos modelos de negócio, que viabilizem estas tecnologias e que capturem janelas de oportunidades destacáveis existentes no país”, comenta Edgar Barassa, founder da Barassa & Cruz Consulting.

Para Barassa, é interessante notar que nesta composição intersetorial, que pesa a interação do setor de transportes com o setor elétrico e eletrônico, cria-se também oportunidades para a entrada de novos players, dado o estreitamento e interação com os novos setores.

Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, afirma que o trabalho em rede potencializa a troca de informações e contribui com mecanismos de aprendizagem, considerando os pontos de vista ambientais, tecnológicos, de políticas governamentais e de mercado.  

Mobilidade Elétrica

A mobilidade elétrica já é uma resposta que proporciona benefícios a vários desafios econômicos e ambientais em todo o mundo. O Brasil, com sua importante indústria automobilística e demandas particulares no transporte de pessoas e cargas, tem abraçado a mobilidade elétrica como mais uma oportunidade de promover o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. “As empresas relacionadas aos segmentos de veículos podem exercer um papel fundamental para acelerar a transição da mobilidade elétrica no Brasil”, comenta Paula Faria.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities & Mobility

Patrícia Esteves (MTB 49995)

+5513 98808-8470

imprensa@nectainova.com.br

 

 

 

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos