spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaFOZ DO IGUAÇU: LUMINÁRIAS INTELIGENTES TRARÃO ECONOMIA E MAIS SEGURANÇA

FOZ DO IGUAÇU: LUMINÁRIAS INTELIGENTES TRARÃO ECONOMIA E MAIS SEGURANÇA

A tecnologia de luminárias inteligentes instalada, em Foz do Iguaçu, faz parte da primeira fase do Programa Vila A Inteligente, que ainda está em fase de testes

Mais de 50 luminárias inteligentes foram instaladas no Bairro Vila A, em Foz do Iguaçu (PR). De acordo com o gerente da Unidade de Novos Negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Tiago Faierstein, a experiência da Vila A com esses equipamentos pode beneficiar outros municípios, trazendo economia aos cofres públicos e mais segurança para a população.

“As luminárias inteligentes apresentam um novo modelo de produto e de negócios, uma vez que agregam serviços como câmeras e conectividade e, futuramente, poderão incluir até tecnologias como o 5G. O grande avanço, com isso, é que essa solução permite que prefeituras usem recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) para adquirir sistemas completos em substituição à iluminação pública comum”, avalia.



Os dispositivos funcionam por meio de um sistema de telegestão que coleta diversas informações, por meio de uma rede sem fio, como: tensão de alimentação, consumo elétrico, alerta de manutenção, entre outros. O sistema também permite o controle remoto de cada uma das luminárias, o agendamento para o acionamento em horários corretos, considerando as variações climáticas e de luminosidade natural decorrentes das estações do ano.

Em algumas luminárias estão instaladas câmeras de vigilância, que visam contribuir com a segurança pública da região. “A conectividade das câmeras é realizada através de fibra óptica, que possibilita gerenciar em tempo real o zoom, direção e acompanhamento do fluxo de pessoas e veículos”, explica o analista de Suporte, Marcos Teixeira.

As imagens capturadas podem ser acompanhadas em tempo real por um centro de controle de operações, indo para um banco de dados onde ficam armazenadas por até 3 meses.

Vila A Inteligente

O Programa Vila A Inteligente é uma parceria entre a Itaipu Binacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a COPEL, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), para o desenvolvimento tecnológico, econômico e sustentável de Foz do Iguaçu e da região.

De acordo com o Gerente do Centro de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas (IoT) do PTI, Willbur Rogers de Souza, o objetivo principal do Programa Vila A Inteligente é contribuir com a qualidade de vida do cidadão, implementando tecnologias, gerando negócios e melhorando o acesso e a disponibilidade dos serviços públicos.

“Temos como foco desenvolver soluções tecnológicas que possam ser testadas e validadas nesse ambiente de experimentação, que atendam às demandas da sociedade e dos serviços públicos e impactem positivamente na qualidade de vida”, finaliza.

Com informações da ABDI 

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos