STARTUP CATARINENSE DE MICROMOBILIDADE DEVE EXPANDIR ATUAÇÃO EM 2021

A Startup catarinense GoMoov quer levar às cidades um modelo inédito de deslocamento sustentável, elétrico e multimodal, com foco na mobilidade como serviço

Municípios de Santa Catatina – como Joinville, “a cidade das bicicletas” – são os primeiros a usar o modelo da startup catarinense, que funciona como franquia e pretende chegar a mais de 600 cidades nos próximos cinco anos.

Há cerca de dois meses, a população de Joinville, maior cidade catarinense e historicamente conhecida como a “cidade das bicicletas” – conta com um modelo inédito no país de plataforma de micromobilidade elétrica e sustentável.



A startup catarinense GoMoov, que tem sede na cidade, disponibilizou uma frota de 20 veículos elétricos para compartilhamento, que podem ser retirados em pontos como estacionamentos de terminais urbanos e varejo.  Na primeira fase de testes, o sistema cobre um raio de 1,5 km da região central da cidade de 600 mil habitantes – área que deve ser expandida nos próximos meses, com ampliação da frota para 100 unidades.

São bicicletas, patinetes e um modelo exclusivo semelhante a uma scooter (mas com velocidade média de bicicleta) para deslocamentos rápidos ou como alternativa de complemento ao percurso diário. O valor do aluguel é de R$ 1,00 nos primeiros cinco minutos e R$ 0,50 nos minutos seguintes. Os veículos têm velocidade média em torno de 20 km/h.

Um dos diferenciais é o sistema de “paradinha”, que permite ao usuário manter o veículo locado enquanto realiza alguma tarefa – como ir à padaria ou farmácia, por exemplo – até concluir seu percurso.

“É um modelo de franquia, escalável, com foco nas demandas de operadores de sistemas de transporte, empresas e o próprio poder público. Trata-se de uma plataforma de serviços de mobilidade no conceito de Mobilidade como Serviço (Mobility as a Service – MaaS)”, ressalta o CEO Jean Cardoso. Além dele, a startup tem como sócios o engenheiro mecânico Felipe Pires e o engenheiro industrial Thiago Rigon – ambos diretores do Grupo Alltech, que incubou a GoMoov em sua aceleradora voltada a projetos sustentáveis e de impacto social.

A proposta da GoMoov parte dos conceitos e princípios da mobilidade urbana compartilhada definidos pela World Resources Institute (WRI) e se difere de outras experiências internacionais de mobilidade por ser uma operação que envolve o alinhamento com o poder público, além de estar “plugado” aos aplicativos do transporte coletivo, mas sem vínculo contratual direto com prefeituras.

“Existem iniciativas semelhantes rodando em cidades como Los Angeles, Pittsburgh, Cidade do México, Montreal, Helsinque e Buenos Aires, mas em muitos desses casos trata-se de uma iniciativa do poder público. Nenhum destes, porém, é dockless (sem obrigatoriedade de deixar o veículo em um “dock”, ou estação), elétrico e multimodal. Para países em desenvolvimento, é o modelo mais adequado para estimular novos hábitos de mobilidade”, ressalta o CEO.

Em 2020, a startup iniciou a validação do modelo oferecendo os veículos para locação no Perini Business Park, parque multissetorial que conta com mais de 250 empresas e onde está instalado o Grupo Alltech, que desenvolve soluções para usinagem na indústria. Recentemente selecionada no programa Scale-up Endeavor, a empresa conta com um laboratório de inovação no Ágora Tech Park, parque tecnológico situado no Perini.

A solução da startup catarinense também conta com foco socioambiental, ao se posicionar como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na diretriz de Cidades e Comunidades.

Sanitização com tecnologia derivada do silício – Para higienização dos equipamentos, é utilizado um desinfetante para superfícies com ação bactericida, fungicida e esporicida de ação prolongada com duração ativa de 90 dias (SD-ST) – a tecnologia à base de Silano (composto químico derivado do silício) permite que o produto fique colado molecularmente à superfície. O produto é fabricado no Estados Unidos e possui registro na Anvisa – com eficácia comprovada de eliminação de 99,99% dos organismos.

Com informações da Assessoria de Imprensa 

ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE (clique no link)

Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias