spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaIMPACTOS DA PANDEMIA E OPORTUNIDADES PARA AS CIDADES INTELIGENTES

IMPACTOS DA PANDEMIA E OPORTUNIDADES PARA AS CIDADES INTELIGENTES

Os prefeitos assumem com a necessidade de foco imediato não apenas no combate à pandemia e no plano de imunização, mas também nas ações e políticas de retomada econômica nas cidades

*Por Thomaz Assumpção

O ano de 2021 acaba de começar marcado pelo início dos novos mandatos municipais em meio a uma crise sanitária, econômica e social sem precedentes. Os impactos da pandemia da COVID-19 foram imensos em praticamente todas as cidades do País, sendo que a maioria delas já vivia uma situação financeira crítica. Os prefeitos assumem com a necessidade de foco imediato não apenas no combate à pandemia e no plano de imunização, mas também nas ações e políticas de retomada econômica nas cidades.

Sob a ótica de retomada, é preciso analisar também as oportunidades que surgiram em meio à crise. O isolamento social trouxe com ele uma grande aceleração em processos tecnológicos gerados pela demanda imediata causada pela pandemia. O trabalho remoto foi uma das primeiras grandes mudanças para conter o avanço do coronavírus, o que impactou diretamente na mobilidade das grandes cidades. Junto do trabalho remoto, vieram as vendas online, em função do fechamento do comércio. A desburocratização de serviços oferecidos pelas prefeituras, a facilitação para instalação de pequenas, médias e grandes empresas é uma boa oportunidade para retomar o crescimento nas cidades.

DIGITALIZAÇÃO

Com o isolamento social, trabalho remoto, fechamento de bares e restaurantes, já era de se esperar um aumento considerável nas vendas por delivery. Com o grande aumento da demanda, as empresas de alimentação precisaram se virar e investir em tecnologia para facilitar o acesso dos clientes. Essa mudança de comportamento ultrapassa o setor de alimentação e deixa lições a todos os outros setores, inclusive ao setor público.

A principal delas é que ter uma empresa digitalizada passa a ser uma necessidade e não apenas um luxo. Essa tendência deve seguir para as prefeituras que têm a oportunidade de fazer mais uso da tecnologia, com foco em acelerar os processos internos e administrativos em todas as secretarias. Dessa forma as prefeituras podem se destacar e demonstrarem-se atrativas para empresas que estejam buscando locais para instalação, o que pode ajudar na retomada econômica e melhoria nos índices de empregabilidade.

Existe uma tendência muito grande do abandono do papel e digitalização das prefeituras o que deve auxiliar também os pequenos empreendedores, uma vez que as prefeituras deverão facilitar e desburocratizar esse processo.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA POPULAÇÃO

O grande salto tecnológico impulsionado pela pandemia, com certeza, irá mudar o direcionamento de investimento em nível global. As empresas de tecnologia deverão focar em projetos que façam diferença diretamente no dia a dia da população e na melhoria da qualidade de vida.

As possibilidades são muitas: seja para definir as estratégias do transporte coletivo, horários de pico e frota, ou mesmo para otimizar serviços como a coleta de lixo, asfaltamento, definição de novas vias da malha cicloviária, inclusão social, provimento de saúde, educação denúncias e sugestões. É fato que uma cidade que utiliza a tecnologia para facilitar a vida do cidadão, se torna mais autônoma em relação a governos regionais, estaduais e nacionais.

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) chega a um novo patamar como instrumento de inclusão digital dos cidadãos. Essa inclusão não se trata apenas de necessidade econômica ou mercadológica, mas sim de sobrevivência.

Para que as cidades brasileiras se tornem mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis, será necessária uma reflexão sobre a construção de novas estratégias para a transformação digital. Os gestores públicos devem se preparar para uma economia baseada em dados num mundo de dispositivos e pessoas conectados.

*Thomaz Assumpção é fundador e CEO da Urban Systems

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos