spot_img

CIDADES EMPREENDEDORAS

A Governança, quando orientada para à inovação, cria um ambiente de integração entre os setores e possibilita o diálogo para soluções que aproximem as cidades de smart cities

 

As cidades brasileiras estão constantemente evoluindo, cada vez mais em busca de uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos, com o objetivo de alcançar excelência em setores como economia, mobilidade, governança, qualidade de vida e meio ambiente.  Nesse sentido, acredita-se que algumas alternativas para o desenvolvimento de cidades inteligentes esteja diretamente relacionado à importância da presença e diversidade de habitats de inovação que possibilitem o desenvolvimento de empregabilidade, sustentabilidade e moradias para os cidadãos.

O elevado crescimento populacional torna um desafio cada vez maior para as cidades conseguirem suprir demandas e atender adequadamente às populações, além de assegurar segurança, condições ambientes, minimizar riscos econômicos, etc.  Neste sentido, a cidade deve integrar soluções dos mais diversos setores para um desempenho urbano capaz de lidar com crises.

Nunca foi tão importante discutir empreendedorismo como neste momento de pandemia que o mundo está enfrentando- quando o sistema produtivo deixa de funcionar em sua normalidade, a retomada é complexa e é preciso unir diversos recursos para fazer a economia retomar ao seu estado natural.

Apesar disso, o fomento ao empreendedorismo e a inovação tecnológica  pode ser a solução para as cidades melhorarem essas estatísticas. É preciso reconhecer que a revolução tecnológica extingue muitos trabalhos, mas também cria outros: o desenvolvimento das cidades é dependente de intencionalidades humanas que precisam estar em sintonia com as inovações tecnológicas e a realidade social do espaço urbano.

A cidade inteligente é aquela que coloca os indivíduos no centro de seu planejamento, transformando sua população em cidadãos ativos no contexto urbano e gerando objetivos coletivos.  É nas cidades que se evidenciam os desafios, mas também é na cidade que as soluções devem ser geradas- isso é ser uma smart city.

Neste contexto, as empresas precisam trabalhar em conjunto com as cidades, entendendo os desafios que devem ser enfrentados e promovendo soluções que auxiliem tanto a geração de renda e circulação da economia, quanto os cidadãos e a cidade em que se encontram. As cidades empreendedoras são aquelas que entendem que o tema é mais que um modo de capacitação e retomada da economia, mas também um novo modo de desenvolver socialmente as cidades, comunidades e pessoas que ali se encontram.

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos