EXPERIÊNCIA FRANCESA EM MOBILIDADE MARCA PARTICIPAÇÃO DO “CLUBE CIDADES SUSTENTÁVEIS” NO CSCM DIGITAL DX 20

A eficiência da mobilidade urbana: big data, segurança dos dados e respeito da privacidade do usuário-cidadão em tempos de “novo normal” esteve no foco do debate

 

Um dos principais gargalos do desenvolvimento das cidades brasileiras sem dúvida é a mobilidade urbana. E o tema recebeu destaque especial na 6ª edição do evento mais importante de cidades e mobilidade do país, o Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020. O evento abordou de forma ampla a experiência francesa em mobilidade, cibersegurança e cidadania, por meio da participação do Clube Cidades Sustentáveis, parceiro do CSCM.  

A íntegra da participação especial do Clube na iniciativa está disponível e pode ser acessado na íntegra Aqui.

A abordagem considera a mobilidade, cada vez mais compartilhada e conectada e que, em breve, será autônoma, sendo construída em torno da cooperação de sistemas de informação díspares operados por múltiplos atores, graças à hiperconectividade de seus componentes (desde smartphones até os próprios meios de transporte).

Também se destacam três eixos complementares em uma abordagem global e interdisciplinar da segurança cibernética: a proteção dos atores (fabricantes e usuários finais), a segurança dos produtos e serviços e o respeito pela privacidade do usuário.

O painel abordou os temas de forma didática, com base em casos concretos que ilustram o know-how francês no assunto, desde a gestão multimodal na época da Covid-19 (Alstom, no Panamá) até o veículo autônomo de transporte público (Toulouse Métropole), tendo o agora “usuário-cidadão” como cerne central (Systra, em Teresina, e Citelum na cidade de Dijon – França).

 

PALESTRANTES E CASES

Valentin Rodriguez Lopez, diretor de Soluções para a América Latina da Alstom ministrou a palestra: “MASTRIA: solução de inteligência artificial da ALSTOM para mobilidade – case do Panamá durante a pandemia”;

Marcus Cerqueira Pimenta da Cunha, diretor Comercial e Operações da Citelum Brasil, abordou com profundidade o tema: “A iluminação pública como ferramenta de integração para mobilidade urbana”;

Mariana Verônica de Moura coordenadora da Systra Brasil e Cíntia Bartz da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Teresina (PI) palestraram sobre: “Tecnologia blockchain para melhorar o gerenciamento de dados e o engajamento civil para o transporte público em Teresina”;

Dominique Faure e Caroline Lapelerie, primeira vice-presidente de Toulouse Métropole para a Economia, Inovação e Emprego e o Desenvolvimento das Zonas de Atividade Econômica e Diretora de Inovação, Toulouse Métropole, participaram da Palestra: “Toulouse Métropole está inovando em termos de novos serviços de mobilidade e acelerando o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligente: a experimentação de um Serviço de transporte público autônomo”. Especial destaque foi dado à experimentação da solução de veículo autônomo urbano proporcionada pela empesa francesa Easy Mile.

O painel contou com moderação da conselheira para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França, Françoise Méteyer-Zeldine.

 

 

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito
Publicidade
spot_img
spot_img

Últimas Matérias