spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaTECNOLOGIA NA GESTÃO PÚBLICA

TECNOLOGIA NA GESTÃO PÚBLICA

O avanço tecnológico permite com que gestores públicos utilizem meios mais eficientes para suportar as demandas sociais e desburocratizar as cidades

A gestão eficiente é aquela que consegue alcançar melhores resultados reduzindo custos e esforços. Uma das principais aliadas dos gestores para diminuir o tempo e custo das operações é a tecnologia que viabiliza um melhor gerenciamento dos serviços. Algo simples como a assinatura de documentos por meio digital, já permite com que as informações alcancem os órgãos de controle no prazo adequado e economiza tempo e dinheiro das cidades.

A tecnologia auxilia também na elaboração do planejamento estratégico, na desburocratização das cidades, no acompanhamento de cumprimento de contratos e para garantir maior transparência no manejo de recursos financeiros. Ainda, as novas plataformas tecnológicas permitem uma padronização dos processos, garantindo maior fluidez no atendimento.

O software Cheff Escolar, por exemplo, é uma ferramenta utilizada pelo governo do Mato Grosso do Sul para ajudar o gerenciamento da merenda das escolas estaduais. Com o auxílio da plataforma, é possível acompanhar a execução dos contratos e prestação de contas, além de agilizar o tempo para verificar as notas fiscais, diminuir o volume de documentos e mais rapidez na elaboração do cardápio.

Outro exemplo é o município de Sobral (CE), que adotou diversas medidas para melhorar o ensino básico, sendo que a principal consiste em um conjunto de avaliações mensais padronizadas que possibilitam que os educadores identifiquem as dificuldades dos estudantes de maneira mais eficiente. A gestão das escolas passou a ser feita de maneira padronizada também, uma vez que os diretores devem receber um treinamento para ocupar o cargo. Isso possibilitou com que Sobral alcançasse 7,3 de nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sendo esse um dos melhores resultados do país.

É fundamental que as cidades utilizem novas tecnologias de maneira a estar constantemente encontrando modos mais eficientes e baratos de realizar uma gestão inteligente e sustentável. No Brasil, o tema  da desburocratização ainda é um desafio para gestores públicos e é uma constante frustração entre os cidadãos- a boa notícia é que muitos sistemas já estão sendo automatizados e é questão de tempo até a gestão pública de tornar inteligente e conectada.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos