spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteMEIO AMBIENTE E URBANISMO SUSTENTÁVEL

MEIO AMBIENTE E URBANISMO SUSTENTÁVEL

Como a gestão de resíduos sólidos e visão da economia circular nas cidades estão tornando as cidades mais sustentáveis:

A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), após mais de vinte anos de discussões no Congresso Nacional, marcou uma articulação essencial entre os Municípios, o setor produtivo e a sociedade civil na busca de soluções para a gestão de resíduos sólidos.

A partir de agosto de 2010, o cidadão passou a ser responsável pela disposição correta do resíduo que gera, sendo que o setor privado ficou responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e por soluções inovadoras e sustentáveis. Já o setor público é responsável pelo planejamento e gestão de planos para administrar os resíduos sólidos, além de garantir os instrumentos previstos no PNRS.

A implementação de um plano de gestão para a área não proporciona apenas benefícios ambientais, como também pode adquirir um valor comercial, sendo utilizado como matéria prima, proporcionando abertura de novos mercados, gerando emprego, etc. Nesse sentido, gera-se uma economia circular onde os insumos são utilizados para a produção de novos produtos, não existindo o conceito de resíduos.

A economia circular é justamente o sistema que repensa práticas de consumo, partindo do principio de reduzir, reutilizar e reciclar, ao mesmo tempo que tentando acompanhar o ritmo comercial e tecnológico da sociedade moderna. O Connected Smart Cities Digital Xperience irá destinar um painel para abordar o tema Gestão de Resíduos Sólidos e Visão da Economia Circular nas Cidades, dentro do eixo de Urbanismo Sustentável, que acontecerá no dia 10 de Setembro, às 14h.

O painel contará com a presença de especialistas para discutir os princípios da Economia Circular aplicado a assentamentos precários, a economia circular e reciclagem de de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e soluções para gerenciamento dos serviços de recolhimento e transporte dos resíduos sólidos urbanos.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui. 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos