spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEnergiaDO LAMPIÃO AO LED: INICIA-SE UMA NOVA ERA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE...

DO LAMPIÃO AO LED: INICIA-SE UMA NOVA ERA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE OURO PRETO

Além da instalação das lâmpadas de LED, a Parceria Público Privada de Cidade Inteligente vai instalar câmeras de vigilância e Wi-Fi gratuito em vários locais da cidade

O prefeito Júlio Pimenta assina contrato nesta sexta-feira, 14 de agosto, para a modernização e manutenção de redes de iluminação pública, consolidando Ouro Preto no rol das “cidades inteligentes”. O contrato concede à empresa vencedora o serviço de implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.

Dentre os benefícios estão os aspectos positivos para a segurança pública, a economia municipal e a qualidade de vida dos moradores com a melhora da iluminação pública, restauração dos lampiões em respeito à legislação patrimonial e iluminação especial em quase 20 pontos históricos com tecnologia LED. A lâmpada de LED oferece economia superior a 50% na conta de luz do município e ainda possibilita o sistema de telegestão, feita com controle remoto em tempo real via internet.

A iluminação de destaque de edificações e monumentos históricos tem como objetivo criar um ambiente seguro e agradável, para promoção de locais e atividades ligadas ao turismo local, além de estabelecer marcos visuais de orientação para turistas e visitantes a fim de tornar esses locais mais atraentes para atividades turísticas, comerciais e de lazer.

TECNOLOGIA

Ouro Preto passará a ter agora uma rede de Wi-fi pública contemplando diversas praças da sede, distritos e localidades do município. Além disso, todos os esforços que já foram implantados no município nos últimos anos, como a disponibilização de internet de alta qualidade em todas as escolas/creches e postos de saúde, serão agora atendidos por uma infraestrutura ainda mais robusta e com garantia de funcionamento por 25 anos. Um novo anel de fibra óptica será construído, complementando o projeto já existente e ainda os serviços públicos receberão um novo link de internet 3 vezes maior que o atual contratado.

SEGURANÇA

O projeto prevê a instalação de mais de 30 pontos de câmeras de segurança em vários bairros e distritos, o que complementará o atual sistema que a Prefeitura possui, incluindo ainda uma nova central de monitoramento. A nova tecnologia implantada será integrada ao sistema Helios da Polícia Militar de Minas Gerais, que é um software que captura, via câmeras de segurança, os caracteres das placas de veículos e os envia à central de monitoramento. A partir do momento em que um veículo suspeito passa pelos locais com videomonitoramento, um sinal de alerta é emitido e indica a localização geográfica e o sentido do deslocamento, o que auxilia no cerco e bloqueio do suspeito. O sistema também faz o alerta em tempo real de veículos que estejam sinalizados como roubado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos