spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbientePARCERIA ENTRE EXATI E CORPUS TRANSFORMOU SALTO EM UMA SMART CITY

PARCERIA ENTRE EXATI E CORPUS TRANSFORMOU SALTO EM UMA SMART CITY

Utilização de sistema de gerenciamento beneficiou mais de 100 mil moradores

A prefeitura de Salto, em São Paulo, trabalha em conjunto com a Corpus para levar mais conforto e autonomia para a população através da oferta de serviços públicos de qualidade. A Corpus é responsável pelas coletas, transporte e destinação final de resíduos sólidos e opera serviços de zeladoria urbana gerais. 

Em função dos diversos serviços, a maior dificuldade que a empresa tinha era em relação à centralização da comunicação em um só canal e a arquivação dos documentos preenchidos manualmente. 

Para que a gestão fosse a melhor possível, a Corpus uniu-se a Exati, que proporcionou uma plataforma única para a realização de todo o monitoramento e administração de recursos para levar os serviços da corporativa para todos os cidadãos de Salto.

PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS 

Ao realizar a coleta dos resíduos de saúde da cidade, a Corpus tinha diversos problemas para traçar as rotas que seriam feitas todos os dias pelos trabalhadores. Além disso, como os serviços da Corpus são realizados através de caminhões e furgões, em sua maioria, a garagem da cooperativa possui um fluxo intenso de veículos

Na coleta de lixo, o maior problema que se enfrentava era a contaminação sofrida pelos colaboradores atuantes no recolhimento dos resíduos. Em relação à documentação, o principal problema enfrentado pela Corpus era a dificuldade em centralizar todas as informações que eram recebidas para manter tudo organizado em um mesmo local. 

AS SOLUÇÕES

Com o aplicativo da Exati em atuação com os colaboradores da Corpus, é possível traçar uma rota de realização do serviço antes mesmo do caminhão sair da garagem. Isso garante uma checagem dos pontos em que é necessário realizar a coleta e também onde não tem nenhum material para ser recolhido.

Também através do recurso de registro fotográfico, os trabalhadores realizam a pesagem do resíduo recolhido, tiram uma foto, e depois de o colocar no caminhão, tiram outra foto da cabine onde o lixo é armazenado, mas vazia.

Como cada colaborador possui um aparelho móvel com o aplicativo da Exati, sempre antes de iniciar a jornada de trabalho eles recebem instruções sobre o horário de saída e a rota que devem adotar para realizar o serviço daquele dia.

Essa organização para realizar a saída do parque de serviço garante, também, que o trânsito dos arredores da garagem da Corpus não seja atrapalhado pela empresa.

Para evitar a contaminação na coleta de lixo, os caminhões da Corpus também adotam um padrão tecnológico especial. Encaixando as lixeiras no suporte, o caminhão, sem que os colaboradores precisem fazer um contato direto com o resíduo, despeja o conteúdo em sua caçamba.

Também foram instalados diversos ecopontos pela cidade, para que os cidadãos pudessem realizar o descarte de materiais recicláveis quando quisessem. 

Com a utilização de um aplicativo para realizar as operações que antes eram feitas por papel, a Corpus conseguiu centralizar toda a comunicação em um só canal. Os documentos agora podem ser localizados na palma da mão, por meio de smartphones, tablets e computadores

“Nosso grande ganho foi a capacidade de evidenciar que estávamos realizando os serviços com um padrão de qualidade de acordo com o contrato. A ferramenta possibilitou extrair informações e dados para prestar contas com o contratante, criando um vínculo de confiança”, comenta o analista de planejamento da Corpus, Mickey H. Sigrist.

QUAIS OS RESULTADOS?

A parceria gerou resultados positivos: foram mais de 1557 operações de podas e remoções de árvores, 37.2 toneladas de resíduos coletados e 104.000 moradores beneficiados.

O sistema da Exati também auxiliou no quesito transparência, ou seja, demonstrar à prefeitura informações sobre todos os serviços que seriam realizados 

Além disso, a ferramenta permitiu que todos os serviços fossem concentrados em uma só plataforma, permitindo que os gestores acompanhassem tudo o que está sendo feito, em todas as áreas e em tempo real.

Dessa forma as equipes da Corpus conseguem realizar o trabalho de forma rápida, simplificada e segura, com qualidade no atendimento à população. 

A parceria tornou o atendimento mais eficiente e contribuiu para que Salto fosse destaque nacional nas áreas de gestão de arborização e resíduos urbanos. Mais detalhes da parceria em: https://www.youtube.com/watch?v=JHJ33S_65Ew&feature=youtu.be

Fonte: Com informações da Exati

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos