spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesPARCERIA DO CONNECTED SMART CITIES COM O CLUBE CIDADES SUSTENTÁVEIS DA FRANÇA...

PARCERIA DO CONNECTED SMART CITIES COM O CLUBE CIDADES SUSTENTÁVEIS DA FRANÇA PREVÊ O FORTALECIMENTO DA PAUTA DE CIDADES ENTRE OS DOIS PAÍSES

Eliane Bueno
Eliane Bueno
Assessora de Imprensa da Necta - Conexões com Propósito

Por meio do Clube Cidades Sustentáveis, que reúne 70 membros, o acordo tem o objetivo de fomentar, no contexto do Connected Smart Cities, a cooperação entre as empresas francesas e o Brasil para o desenvolvimento de cidades

O Connected Smart Cities firmou parceria com o Clube Cidades Sustentáveis,  iniciativa da Embaixada da França no Brasil, que reúne 70 membros e integra as atividades de cooperação França-Brasil. O acordo  tem o objetivo de fomentar, no contexto do Connected Smart Cities, o desenvolvimento de cidades, considerando a atuação das empresas do Clube na implementação de iniciativas voltadas para a mobilidade urbana, água e saneamento, produção de energia a partir de recursos renováveis, resíduos sólidos, iluminação pública, arquitetura, materiais de construção e redes urbanas em geral.

Criado em 2018, o Clube Cidades Sustentáveis reúne empresas e instituições francesas, consultores independentes e acadêmicos atuando no Brasil.

“A parceria com o Connected Smart Cities tem importância fundamental para o nosso trabalho, considerando o papel da plataforma como aglutinadora e protagonista no desenvolvimento das cidades brasileiras, com a grande vantagem de articulação e aproximação junto às prefeituras. Quando se fala em cidades sustentáveis, smart cities, essa relação de aproximação com os municípios faz toda a diferença”, enfatiza a conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico da Embaixada da França, Françoise Méteyer-Zeldine.

A conselheira destaca, ainda: “A parceria agrega a expertise do Connected Smart Cities às ações de integração das atividades de cooperação França-Brasil, reforçando a cooperação entre as prefeituras e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com o objetivo de implementar políticas públicas”. 

SOBRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPPS)

Françoise Méteyer-Zeldine comenta que o modelo de PPPs foi implantado na França há 500 anos e hoje é o modelo mais utilizado para a gestão dos serviços públicos urbanos, que precisa ter o cidadão como figura central.

“PPPs significa delegar o serviço público à iniciativa privada. Na França, nunca é uma privatização. Se entrega somente a gestão à iniciativa privada por um prazo determinado por contrato. Acredito que a experiência da França possa contribuir de forma importante com o Brasil como, por exemplo, a experiência das empresas e engenharia francesa em segmentos como resíduos sólidos e saneamento básico, áreas que já temos ações em andamento. A França conseguiu grande progresso nessa área e empresas que são referência no serviço público. E acreditamos que o Clube de Cidades Sustentáveis pode ser um vetor nesse sentido”, disse.

SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CONNECTED SMART CITIES E MOBILITY DIGITAL XPERIENCE 2020

No contexto da participação no evento nacional Connected Smart Cities, o Clube Cidades Sustentáveis irá participar de discussões sobre mobilidade urbana, cidadania e cyber segurança. “Esses temas passaram a ter ainda mais importância no contexto da pandemia de Covid-19 e faz todo o sentido a nossa abordagem com o olhar do que vem sendo adotado na França, principalmente a segurança da informação, onde a privacidade deve ser preservada como item fundamental”, concluiu.

DESTAQUES CSCM DX

A organização do Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020 desenvolveu sua própria plataforma digital dedicada ao novo formato, focada em proporcionar aos participantes uma experiência que se espelhará ao ambiente presencial, por meio de: trilhas simultâneas de conteúdo; Expo virtual que permite a interação entre expositores e participantes; Rodadas de Negócios virtuais; networking com os participantes, entre outros diferenciais. 

Nesse sentido, a edição deste ano do tradicional e mais importante evento de Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana do Brasil será histórica. O CSCM DX terá cerca de 70 painéis, aproximadamente 300 palestrantes e 140 horas de conteúdo.


Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos