spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesSÃO CAETANO DO SUL LIDERA RANKING EM EDUCAÇÃO

SÃO CAETANO DO SUL LIDERA RANKING EM EDUCAÇÃO

São Caetano do Sul foi a primeira colocada no Ranking Connected Smart Cities 2019 no eixo de educação e indicadores apontam evolução significativa das últimas edições do estudo

A cidade de São Caetano do Sul (SP) ganhou destaque no Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, ficando na quinta colocação no Ranking Geral e assumindo o primeiro lugar no recorte de Educação. A cidade apresentou desempenho positivo e evoluiu significativamente nos indicadores das últimas edições do estudo.

Os principais indicadores de destaque para São Caetano do Sul são: 30,9 vagas em Universidades Públicas por mil habitantes em idade PEA; média no ENEM de 586 pontos; 98,8% de docentes no ensino médio com ensino superior; nota IDEB de 6,2 pontos; taxa de abandono de 1,8%; média de alunos de 27,1 por turma; e despesa paga com educação de R$2.792 por habitante.

A prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação, fez uma parceria com a empresa Google, através da plataforma Google Education, que possui ferramentas para criação de textos, planilhas, e-mails e websites com propósitos educacionais. São Caetano do Sul também foi pioneira em um modelo de avaliação 100% digital, com provas feitas inteiramente em tablets. 

Com a pandemia do coronavírus, a impossibilidade de garantir encontros escolares presenciais tornou o investimento em ferramentas digitais essencial: os alunos da rede pública de São Caetano do Sul encontram orientações sobre atividades educacionais em um site único da Prefeitura, sendo que pais de estudantes da educação infantil podem acessar indicações de brincadeiras e estudantes do ensino fundamental possuem acesso a estudos dirigidos e atividades. 

Além disso, foi criado um programa da Prefeitura em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul que promove cursos a distância e tem como objetivo a capacitação de jovens e adultos em diversos setores profissionais. O projeto Capacita São Caetano oferece mais de 30 opções de cursos gratuitos nas áreas de administração e atendimento, gestão, empreendedorismo, logística, entre outros. 

No recorte de educação, das 20 cidades mais bem posicionadas, 17 estão na região sudeste. Ainda, apenas 7 cidades entre as 100 melhores possuem mais de 500 mil habitantes, ou seja, a maior parte da população do país que reside nas grandes cidades tem acesso a um ensino sem qualidade- isso quando esse acesso existe.

 RANKING CONNECTED SMART CITIES

 De acordo com o Ranking, São Caetano do Sul (SP), Santa Maria (RS) e Gurupi (TO) estão entre as 20 melhores posicionadas no Recorte de Educação. Santa Maria é considerada a cidade Universitária da região sul do país, contando com 21,3 vagas em universidade pública por mil habitantes em idade PEA. Além disso, conta com uma média no ENEM de 558,7 pontos e 99,6% dos professores do ensino médio público com formação superior.

Já Gurupi apresenta um investimento em educação de R$ 1.417 por habitante e taxa de abandono do ensino médio público de 4,6%. Outra cidade que merece destaque é São José dos Campos, uma vez que é a cidade com mais de 500 mil habitantes melhor posicionada (17° posição). O município ganha distinção por possuir uma taxa de abandono no ensino médio público de 2% e média de horas aula no 9° ano do ensino público de 5,3 horas.

Entenda mais sobre o Ranking Connected Smart Cities e confira mais resultados aqui.

 RADAR CSC

Com as medidas de isolamento social impostas pelo coronavírus, o investimento em tecnologia e inovação nunca foi tão necessário. Pensando nisso, alunas da rede municipal de São Caetano participaram da maior competição de tecnologia do mundo destinada para meninas, a Technovations Girls, com o objetivo de inscrever soluções criativas e tecnológicas para problemas encontrados nas cidades, como o descarte correto de lixo, segurança pública, consumo consciente e até apoio psicológico em tempos de pandemia, etc.

O objetivo da Technovation é incentivar meninas a se interessarem por tecnologia, assim como desenvolver soluções sociais que possam auxiliar as cidades: São Caetano do Sul conta com 13 equipes inscritas na competição internacional, de 8 a 18 anos, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca avaliadora que conta com empresários, profissionais e TI e professores da área.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos