CONHEÇA AS MELHORES INICIATIVAS DO PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

Veja iniciativas de sucesso e como essas ideias estão tornando as cidades mais inteligentes e conectadas

O Prêmio Connected Smart Cities reconhece e premia negócios inovadores, em que qualquer pessoa jurídica com sede no Brasil pode participar, sendo que as propostas apresentadas devem contribuir com as necessidades do cidadão e auxiliarem no desenvolvimento de cidades mais inteligentes e conectadas. 

Os critérios para a premiação são: Adequação à temática e aos objetivos do Prêmio; Contribuição para tornar as cidades mais inteligentes; Contribuição para a solução de problemas das cidades; Inovação da ideia central do negócio; Criatividade nas soluções apresentadas; Percepção de benefício para o cliente; Impactos (ambientais, sociais e econômicos) nos mercados de atuação; Viabilidade de implementação (financeira, humana, cultural, tecnológica); Potencial de mercado; Perfil do empreendedor e Experiência da equipe.

Com o Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience, o evento 100% digital do Connected Smart Cities, as apresentações dos empreendedores do Prêmio 2020, acompanhamento dos insights da banca e o anúncio dos ganhadores, organizado em parceria com a Neurônio,  será transmitido ao vivo para os inscritos e pelas redes sociais. 

CONHEÇA OS GANHADORES DE 2019:

Negócios Pré-Operacionais

Categoria destinada para aqueles que ainda não atingiram o break even, ou seja, estão sendo financiados por investimentos e não pelo resultado das receitas e lucros gerados. Ainda estão na fase de desenvolvimento do produto, teste de mercado, desenvolvimento de ações de marketing e comunicação, entre outras etapas consideradas pré-operacionais. Não estão inteiramente disponíveis no mercado.

1° Lugar: Safe Drinking Water For All – SDW

A startup de Salvador desenvolve tecnologias hídricas inovadoras com o melhor custo-benefício, tendo como objetivo solucionar problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco na área de água e saneamento. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a SDW desenvolveu um dessalinizador solar de água na Paraíba, o Aquasolina, que consiste na remoção de sais dissolvidos na água a níveis ou concentrações que possibilitam melhor utilização dos recursos hídricos. Além disso, a startup desenvolveu um dispositivo que possibilita a potabilização de água da chuva em cisternas nas zonas rurais semiáridas- a tecnologia depende apenas do Sol e tem durabilidade de 20 anos sem necessitar de manutenção. 

2° Lugar: VibEye Desenvolvimento de Sistemas Ltda.

A plataforma integra um dispositivo que auxilia a locomoção de pessoas com deficiência visual com um aplicativo que facilita a mobilidade dos pedestres. O resultado dessa integração é um dispositivo que contém um sensor atrelado a uma pulseira vibratória que utiliza conexão bluetooth e, sempre que existe algum tipo de obstáculo, a pulseira vibra. O produto encontra obstáculos entre vinte centímetros e três metros, sendo que o usuário pode determinar qual distância ele deseja ser informado, permitindo com que ele desvie de obstáculos aéreos e verticais, como galhos de árvores, placas, postes, telefones públicos, etc. 

3° Lugar: Acqua Logic

A empresa desenvolveu uma Inteligência Analítica composta por módulos que incorporam diversos sistemas de análise em um, permitindo uma gestão de recursos hídricos mais eficiente e reduzindo as perdas nos sistemas de água- sendo uma ferramenta de auxílio às companhias de saneamento e gestores públicos. Ou seja, com a importação de dados e utilizando a Inteligência Artificial, a plataforma auxilia gestores públicos e empresas com informações relevantes, direcionando melhor as tomadas de decisões e investimentos. 

Negócios em Operação

Categoria destinada à produtos ou serviços que já tenham gerado receita para suas empresas e que estão plenamente disponíveis no mercado.

1° Lugar: Bynd

A startup desenvolveu uma plataforma que tem como objetivo elevar o potencial da mobilidade compartilhada e o deslocamento urbano por meio da carona. A plataforma conecta pessoas de empresas e instituições para ocuparem assentos vazios nos carros, sendo que a rede se tornou a maior em caronas corporativas do Brasil- realizando mais de 100 mil caronas e economizando mais de 134 toneladas de CO2. 

2° Lugar: Kido Dynamics 

Serviço baseado em big data e machine learning por meio de dados de telefonia celular para fornecer conhecimento sobre o comportamento de mobilidade das pessoas, gerando informações para que as organizações possam utilizar nos seus processos de planejamento e operação. A Startup tem como objetivo a democratização da tecnologia de Big Data, promovendo melhores insights e tornando as cidades mais inteligentes e conectadas. 

3° Lugar: Trashin

A Startup simplifica o processo de gestão de resíduos através da educação, com materiais informativos, palestras, conteúdos online, comunicação visual, além da coleta de resíduos, da destinação do material e venda para reciclagem e remuneração de parte do valor da venda dos resíduos para o cliente. 

O Connected Smart Cities vai realizar uma série que vai colocar em evidência as melhores soluções dos ganhadores do prêmio, acompanhe nossas redes sociais para saber mais!

Beatriz Faria
Especialista em Conteúdo da Necta - Conexões com Propósito

Últimas Matérias

URBANISMO SUSTENTÁVEL

Como o planejamento urbano deve se voltar para a gestão de resíduos sólidos e economia circular para transformar cidades em smart cities A aprovação da Política...

PROJETO CIDADE INTELIGENTE DA PREFEITURA DE APARECIDA É DESTAQUE EM SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA E TECNOLOGIA EM BRASÍLIA

O evento é organizado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal e reunirá especialistas da Segurança Pública e empresários de tecnologia. Prefeito Gustavo...

MOTOROLA SOLUTIONS APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL CARRO COM ‘CENTRO DE COMANDO MÓVEL INTEGRADO’ PARA SEGURANÇA PÚBLICA

O evento é realizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) Durante a 3ª edição do Simpósio Internacional de Segurança – Edição...

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA – EDIÇÃO ONLINE ACONTECE DE 19 A 21 DE OUTUBRO

Sob o tema “As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade”, o evento reunirá especialistas em segurança pública. A palestra de abertura será sobre a...

COM 3 MIL ATIVIDADES, COMEÇA A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A ideia é popularizar esse tipo de conhecimento, muitas vezes restrito a acadêmicos, para os cidadãos, especialmente os mais jovens Começou neste sábado (17), a...