spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesCONHEÇA AS MELHORES INICIATIVAS DO PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

CONHEÇA AS MELHORES INICIATIVAS DO PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

Veja iniciativas de sucesso e como essas ideias estão tornando as cidades mais inteligentes e conectadas

O Prêmio Connected Smart Cities reconhece e premia negócios inovadores, em que qualquer pessoa jurídica com sede no Brasil pode participar, sendo que as propostas apresentadas devem contribuir com as necessidades do cidadão e auxiliarem no desenvolvimento de cidades mais inteligentes e conectadas. 

Os critérios para a premiação são: Adequação à temática e aos objetivos do Prêmio; Contribuição para tornar as cidades mais inteligentes; Contribuição para a solução de problemas das cidades; Inovação da ideia central do negócio; Criatividade nas soluções apresentadas; Percepção de benefício para o cliente; Impactos (ambientais, sociais e econômicos) nos mercados de atuação; Viabilidade de implementação (financeira, humana, cultural, tecnológica); Potencial de mercado; Perfil do empreendedor e Experiência da equipe.

Com o Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience, o evento 100% digital do Connected Smart Cities, as apresentações dos empreendedores do Prêmio 2020, acompanhamento dos insights da banca e o anúncio dos ganhadores, organizado em parceria com a Neurônio,  será transmitido ao vivo para os inscritos e pelas redes sociais. 

CONHEÇA OS GANHADORES DE 2019:

Negócios Pré-Operacionais

Categoria destinada para aqueles que ainda não atingiram o break even, ou seja, estão sendo financiados por investimentos e não pelo resultado das receitas e lucros gerados. Ainda estão na fase de desenvolvimento do produto, teste de mercado, desenvolvimento de ações de marketing e comunicação, entre outras etapas consideradas pré-operacionais. Não estão inteiramente disponíveis no mercado.

1° Lugar: Safe Drinking Water For All – SDW

A startup de Salvador desenvolve tecnologias hídricas inovadoras com o melhor custo-benefício, tendo como objetivo solucionar problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco na área de água e saneamento. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a SDW desenvolveu um dessalinizador solar de água na Paraíba, o Aquasolina, que consiste na remoção de sais dissolvidos na água a níveis ou concentrações que possibilitam melhor utilização dos recursos hídricos. Além disso, a startup desenvolveu um dispositivo que possibilita a potabilização de água da chuva em cisternas nas zonas rurais semiáridas- a tecnologia depende apenas do Sol e tem durabilidade de 20 anos sem necessitar de manutenção. 

2° Lugar: VibEye Desenvolvimento de Sistemas Ltda.

A plataforma integra um dispositivo que auxilia a locomoção de pessoas com deficiência visual com um aplicativo que facilita a mobilidade dos pedestres. O resultado dessa integração é um dispositivo que contém um sensor atrelado a uma pulseira vibratória que utiliza conexão bluetooth e, sempre que existe algum tipo de obstáculo, a pulseira vibra. O produto encontra obstáculos entre vinte centímetros e três metros, sendo que o usuário pode determinar qual distância ele deseja ser informado, permitindo com que ele desvie de obstáculos aéreos e verticais, como galhos de árvores, placas, postes, telefones públicos, etc. 

3° Lugar: Acqua Logic

A empresa desenvolveu uma Inteligência Analítica composta por módulos que incorporam diversos sistemas de análise em um, permitindo uma gestão de recursos hídricos mais eficiente e reduzindo as perdas nos sistemas de água- sendo uma ferramenta de auxílio às companhias de saneamento e gestores públicos. Ou seja, com a importação de dados e utilizando a Inteligência Artificial, a plataforma auxilia gestores públicos e empresas com informações relevantes, direcionando melhor as tomadas de decisões e investimentos. 

Negócios em Operação

Categoria destinada à produtos ou serviços que já tenham gerado receita para suas empresas e que estão plenamente disponíveis no mercado.

1° Lugar: Bynd

A startup desenvolveu uma plataforma que tem como objetivo elevar o potencial da mobilidade compartilhada e o deslocamento urbano por meio da carona. A plataforma conecta pessoas de empresas e instituições para ocuparem assentos vazios nos carros, sendo que a rede se tornou a maior em caronas corporativas do Brasil- realizando mais de 100 mil caronas e economizando mais de 134 toneladas de CO2. 

2° Lugar: Kido Dynamics 

Serviço baseado em big data e machine learning por meio de dados de telefonia celular para fornecer conhecimento sobre o comportamento de mobilidade das pessoas, gerando informações para que as organizações possam utilizar nos seus processos de planejamento e operação. A Startup tem como objetivo a democratização da tecnologia de Big Data, promovendo melhores insights e tornando as cidades mais inteligentes e conectadas. 

3° Lugar: Trashin

A Startup simplifica o processo de gestão de resíduos através da educação, com materiais informativos, palestras, conteúdos online, comunicação visual, além da coleta de resíduos, da destinação do material e venda para reciclagem e remuneração de parte do valor da venda dos resíduos para o cliente. 

O Connected Smart Cities vai realizar uma série que vai colocar em evidência as melhores soluções dos ganhadores do prêmio, acompanhe nossas redes sociais para saber mais!

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos