Senac EAD disponibiliza cinco cursos de extensão universitária, com enfoque tecnológico
Na atualidade, o gerenciamento de projetos está presente no escopo das atividades de todos os setores econômicos. Independentemente da área de atuação, é fundamental criar, executar e monitorar ações que tenham como objetivo a eficiência produtiva e o engajamento dos colaboradores, parceiros e stakeholders.
Para dar conta de todo o processo de gestão, os profissionais têm na área de tecnologia da informação (TI) um suporte fundamental em todos os ciclos de realização de um novo projeto ou na reformulação de processos e atividades cotidianas.
Os dados sobre o setor reforçam a demanda por profissionais de TI, tanto que um levantamento divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), revelou que de janeiro a setembro desse ano, a produção de serviços na área alcançou R$ 154,7 bilhões de faturamento. Em relação aos empregos, foram gerados 123,5 mil novos postos de trabalho com um média salarial 2,5 vezes maior que a nacional.
Cesar Augusto Correa André é professor dos cursos de Gerência de Projetos da Extensão Universitária do Senac EAD, e avalia que o cenário mercadológico foi impulsionado pela pandemia e a necessidade de profissionais que reúnam conhecimentos tecnológicos e de gestão. “O mercado é muito dinâmico e está em constante evolução. Novas tecnologias, softwares e nossas necessidades vêm aumento dia a dia, contudo é preciso trabalhadores especializados para gerir todas as demandas”, explica.
Gerenciamento e TI
A fim de proporcionar conhecimentos sintonizados com a realidade do mercado nacional, o Senac EAD disponibiliza cursos de curta duração, com foco em profissionais da área e acadêmicos que queiram iniciar a especialização na carreira. Ao todo são oferecidas cinco opções em Gerência de Projetos, na área de TI, sendo: Gestão da Comunicação e Stakeholders, Gestão da Qualidade, Gestão de Custos, Gestão de Tempo e Práticas alinhadas ao PMI.
Com essa perspectiva, a instituição tem objetivo de proporcionar aos profissionais de tecnologia, conhecimentos sobre gerenciamento em diversos setores empresariais. Nesse sentido, César destaca: “além do conhecimento técnico, é muito importante que os profissionais de TI tenham visão de negócio, pois a área não é um fim, mas sim um meio para atuar em todas as etapas do gerenciamento das organizações”.
Uma das recomendações do professor é pesquisar as boas práticas de gerenciamento de projetos, indicando como referência, o guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), desenvolvido pela associação internacional Project Management Institute (PMI).
“Em muitos casos, as empresas não apresentam falta de recursos, mas sim capacidade de gestão. Desse modo, investindo nas melhores práticas de gerenciamento de projetos, é possível obter melhor performance em todas as etapas produtivas, ou seja, do planejamento à avaliação dos resultados”, esclarece.
Perfil esperado pelo mercado
Retomando a pesquisa da Brasscom, a projeção feita pela associação é de que no período de 2021 e 2025, o mercado demande 159 mil profissionais de TI, anualmente. Ao todo serão necessários os serviços de 797 mil especialistas, nos próximos cinco anos.
Contudo, além da formação técnica são desejadas outras competências, como por exemplo: comunicação, relacionamento, comprometimento e raciocínio lógico. Do mesmo modo, os trabalhadores em TI terão que estar preparados para executarem atividades que exijam talento social e nos negócios, o que reforça a necessidade de habilidade no gerenciamento de projetos.
Para César, a principal habilidade a ser dominada pelos profissionais é a capacidade de desenvolver um plano de gerenciamento de comunicação eficaz, pois a maneira como os gestores se comunicam com os colaboradores impactará positiva ou negativamente na eficácia de um projeto.
O professor do Senac EAD compartilhou cinco dicas para quem está iniciando na carreira e deseja construir uma trajetória com chances de sucesso:
– Tenha visão de negócios;
– Desenvolva sua capacidade de gestão;
– Aperfeiçoe seu perfil de liderança;
– Melhore a sua comunicação;
– Tenha bons relacionamentos com seus pares, superiores, subordinados e clientes.