Arena Hub, com apoio da EY e do Sebrae, dá visibilidade às empreendedoras em challenge com troca de conhecimento entre lideranças femininas da indústria esportiva para fomentar negócios
As inscrições do Like a Woman são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de janeiro de 2022
As mulheres ainda representam uma parcela muito pequena em posições de liderança em todos os cenários econômicos. Segundo a ONU Mulheres, apenas 7,4% das empresas na lista de empresas Fortune 500 em 2020, são dirigidas por mulheres. O estudo também identificou que elas têm menos probabilidade de serem empresárias e enfrentam mais desvantagens ao iniciar negócios.
No esporte, essa realidade é ainda mais perceptível. No futebol mundial há uma predominância de homens em cargos de gestão e representam mais de 88%. No mercado brasileiro não é muito diferente, eles são mais de 80% em posições de liderança. Já nos jogos olímpicos do Japão, houve um aumento significativo de atletas mulheres, batendo a marca de 49%, o maior da história.
“No universo das startups, apenas 9,8% das que integram o ecossistema de inovação brasileiro têm mulheres como fundadoras. Destas, 4,7% foram criadas exclusivamente por elas, enquanto 5,1% possuem fundadores de ambos os gêneros. Esse número, no entanto, representa um avanço de apenas 1,9% na última década”, explica Fernando Patara, Head de Inovação e mentor de startups do Arena Hub.
Para contribuir para a transformação deste cenário e incentivar negócios com lideranças femininas, o Arena Hub , com o apoio da EY e do Sebrae, anuncia o Desafio Like a Woman. A iniciativa é direcionada a startups que têm mulheres como fundadoras, CEOs ou outras posições de gestão e liderança. O objetivo é potencializar a indústria esportiva, ampliar a visibilidade de negócios comandados por mulheres e gerar novas oportunidades. Com isso, será possível conhecer novas ideias que solucionem problemas da indústria do esporte e entretenimento, além de incentivar novos negócios entre o ecossistema.
As inscrições são gratuitas até 10 de janeiro de 2022 e três startups serão ganhadoras de um conjunto de prêmios importantes para impulsionar seus projetos. Os detalhes do edital podem ser conferidos no site do challenge .
“É importante ter mais empreendimentos dirigidos pelas mulheres, principalmente no esporte, que é visto como um universo majoritariamente masculino. Com essa iniciativa, junto a um time feminino importante para incentivar as participantes ainda mais, a potência da força feminina terá maior visibilidade e pode incentivar empreendedoras que possam entrar na indústria esportiva e contribuir com sua visão estratégica e vamos contar”, afirma Fernando Patara.
Ao participarem, as executivas terão apoio de profissionais de empreendedorismo, inovação, tecnologia e esportes que fazem parte dos times do Arena Hub, da EY e do Sebrae, que irão desenvolver e impulsionar a troca de conhecimento com mentorias, meetups e outras iniciativas para fortalecer ideias e amadurecer projetos.
O Arena Hub é o maior centro de inovação e fomento aos negócios esportivos da América Latina e vai operar o desafio com o objetivo de gerar insights de inovação, conexões e negócios entre startups, sportechs, entidades e federações esportivas. A EY, idealizadora do Arena Hub, terá uma importante participação durante o processo tanto na banca examinadora como também com o acesso à executivas e mentoras de alto escalão que participam do programa EY Entrepreneurial Winning Women Brazil. O Sebrae já esteve com o Arena Hub no desafio Like a Player, realizado em 2020. Agora, também dará apoio com olhar de empreendedorismo inovador, além de compartilhar conhecimento e incentivar o empreendedorismo feminino, uma vez que sempre busca oportunizar negócios brasileiros.
Para a sócia da EY Private e líder dos programas Empreendedor do Ano e Winning Women Brazil, Raquel Teixeira, o apoio da EY é fundamental para o desenvolvimento das lideranças femininas no ambiente de negócios, mesmo na área esportiva. “Acreditamos na necessidade de transformação deste cenário no País. Ao apoiarmos esta iniciativa, que está diretamente relacionada ao nosso propósito de construir um mundo de negócios melhor, aumentamos a visibilidade das mulheres em cargos estratégicos no ambiente esportivo. Por meio de mentorias de inovação, tecnologia e empreendedorismo, esperamos fornecer o suporte necessário para que essas líderes possam crescer e amadurecer seus negócios, contribuindo para o ecossistema de empreendedorismo feminino no Brasil.”
As possibilidades de inovação esportiva são muitas e o desafio Like a Woman é direcionado às startups e empresas que apresentem quaisquer soluções que possam ser adaptadas para solucionar necessidades da indústria esportiva:
O prêmio para as três primeiras colocadas será um conjunto de prêmios muito importantes para as empreendedoras que estejam em qualquer fase com suas ideias e projetos, seja ideação, operação ou escala. A participação é gratuita e Equity Free e conta com:
• Apresentação da startup para empresas parceiras da EY e do Arena Hub.
As startups interessadas em participar do desafio Like a Woman devem se inscrever gratuitamente entre os dias 11 de novembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, no site do Arena Hub e apresentar suas ideias e perspectivas de negócio. As startups selecionadas serão divulgadas no dia 17 de janeiro e passarão por mentorias de pitch e modelos de negócios entre os dias 19 e 25 de janeiro. Entre 26 e 28 de janeiro será feita a apresentação e avaliação dos projetos. No dia 31 de janeiro de 2022 serão divulgadas as 03 startups vencedoras.