O evento será no dia 9 de novembro, às 9h. Participam do debate: Dora Kaufman, professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital/TIDD da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC SP; Eduardo Magrani, Affiliate no Berkman Klein Center na Universidade de Harvard e sócio do Demarest Advogados.
O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP realizará um debate online e gratuito no dia 9 de novembro, às 9h, sobre governança, ética e inteligência artificial. O objetivo é discutir os desafios para a criação de uma cultura de boas práticas de governança corporativa. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://evento.fgv.br/
As decisões tomadas por algoritmos têm levantado preocupações importantes, sobretudo, no que diz respeito à transparência, à privacidade e à ética. Em relação à transparência, não há uma clareza sobre quais dados são utilizados, onde foram coletados e para quais propósitos servirão, algo chamado de a “caixa-preta” dos algoritmos. Já em relação à privacidade dos usuários, há um desequilíbrio informacional crescente entre aqueles que coletam/tratam os dados e aqueles que fornecem os dados. A proteção de dados pessoais surge para reduzir esse desequilíbrio, criando direitos e deveres para garantir condições mínimas para o exercício da autodeterminação informativa pelos indivíduos. Por fim, em relação à ética, falta de clareza nos critérios de tomada de decisão de algoritmos e o apetite cada vez maior no uso de dados de indivíduos cria um cenário em que os que sofrerão os impactos de processos de tomada de decisão não compreendam a lógica por traz do sistema.