As inovações digitais da Bayer estão pautadas em uma estratégia de plataformas, que oferecem experiências individualizadas
Com tecnologias baseadas em machine learning e advanced analytics, permitem conhecer e acompanhar no detalhe a saúde de cada paciente
Até 2025, espera-se que o mercado de Saúde Digital atinja € 979 milhões em todo o mundo, com cerca de 12% de participação dentro do setor de saúde. Mas o que significa Saúde Digital? Ela é um pilar importante da saúde moderna, combinando abordagens convencionais – como idas ao consultório médico, realização de exames e medições – com tecnologias digitais que otimizam o atendimento e monitoramento da saúde, além de humanizar o cuidado e dar mais foco ao paciente – não à sua doença. Na América Latina, já existem 2,5 bilhões de dispositivos conectados, sendo cerca de 3,5 dispositivos por pessoa. São mais de 459 milhões de usuários de internet móvel e, no geral, a penetração da internet é de 85%. Por isso, tanto global, quanto localmente, a divisão farmacêutica da Bayer aposta na Transformação Digital e na Saúde Digital como umas de suas principais estratégias de negócio.
A empresa investe em uma abordagem que chamou de Cuidado Integrado, que traduz justamente essa crença em um processo de humanização a partir do emprego de tecnologias digitais. “O processo que existe hoje em dia, quando falamos em cuidado com a saúde, é bastante linear: a pessoa tem um sintoma e vai ao médico. No consultório, a conversa gira em torno dos sintomas, para que o profissional possa fazer um diagnóstico e, então, o paciente volta para sua casa com uma receita para um remédio” explica Niyantri Ramakrishnan, Diretora de Transformação Digital da Divisão Farmacêutica da Bayer na América Latina e Brasil. “O Cuidado Integrado quer mudar isso: nós vamos munir médicos e pacientes com ferramentas e informações que os ajudem a otimizar processos, deixando mais tempo para um atendimento humanizado dentro do consultório”, complementa.
Para acompanhar o paciente
Um exemplo disso é uma parceria global da Bayer que chega à América Latina em 2021: a One Drop. Trata-se de uma plataforma digital criada para ajudar pacientes com diabetes a gerenciarem o cuidado com sua saúde. Com ela, as pessoas podem monitorar sua alimentação, seus medicamentos e atividades físicas, além de indicadores como sono, stress e humor, por exemplo. Tudo automatizado, para facilitar a vida do paciente e, ao mesmo tempo, coletar informações médicas valiosas.
Ferramentas como a One Drop funcionam não apenas para ajudar no tratamento de doenças crônicas, mas também na prevenção e manutenção da saúde. Neste sentido, trata-se de uma plataforma que se encaixa no conceito de Terapia Digital – em que as soluções digitais funcionam não apenas como ferramentas de apoio, mas como as próprias terapias em si. Junto com a Bayer, a empresa agora está expandindo o projeto para atender doenças cardiovasculares, saúde da mulher e oncologia. No México, onde a plataforma será lançada nos próximos meses, a Bayer enxerga um mercado potencial de mais de 200 mil pacientes .
Suporte aos médicos
Além da One Drop, outra solução que a Bayer desenvolveu, desta vez criada no Brasil e pensada especialmente para o mercado latino-americano, chama-se Universo Médico. Trata-se de uma plataforma on demand, que visa ser um “one-stop-shop” para os profissionais acessarem conteúdos, eventos e muito mais, com relevância e alta qualidade, por meio de uma experiência humanizada. É possível encontrar tanto materiais relacionados à área da saúde, em formatos variados (como artigos científicos, congressos e entrevistas com experts de diversas especialidades), como conteúdos diversos que podem ser úteis para os profissionais como pessoas – humanizando a experiência deles com a plataforma (por meio de conteúdos como guias de educação financeira, dupla jornada, saúde mental, entre outros). No app também é possível acessar as últimas atualizações científicas e soluções inovadoras da Bayer.
“Nós desenvolvemos o Universo Médico em parceria com os próprios médicos, justamente porque era muito importante que a ferramenta atendesse às suas necessidades e, assim, fosse de fato utilizada no dia a dia. Desde o lançamento, há pouco mais de dois meses, mais de 2,4 mil médicos já acessaram o Universo Médico e passaram, em média, 31 minutos interagindo com os conteúdos”, conta Niyantri. “Desde os conteúdos, até o layout e usabilidade do app, tudo foi pensado para ajudar esses profissionais. Afinal, quem trabalha com a saúde também é humano, também tem dias bons e ruins, fica cansado e tem angústias relacionadas tanto à vida profissional, como à pessoal. O aplicativo humaniza os médicos, oferecendo uma interface amigável e informação relevante.”
Por enquanto, o lançamento do Universo Médico foi feito no Brasil e, até novembro, a plataforma deve chegar ao México e outros países da região, como Colômbia e Argentina.