Evento on-line, que ocorre entre os dias 9 e 19 de agosto, contará com a participação de cerca de 50 profissionais vindos do 3º Setor, Instituições Comerciais, Comunidades e Setor Público para debater e propor soluções para a inclusão digital
Uma rede de cooperação internacional, sem finalidade comercial, formada por profissionais que têm colaborado para disparar o verdadeiro potencial das pessoas e acelerar o caminho para a inclusão digital. Em síntese, este é o propósito do Summit de Inclusão Digital – Vozes Inclusivas, movimento em prol da redução da desigualdade e da divisão digital, que será realizado de maneira on-line, por meio da plataforma Zoom, entre os dias 9 e 19 de agosto de 2021 .
Serão 8 dias de evento, com painéis de duas horas de duração, reunindo 47 instituições do Brasil e de Portugal, com grande representatividade dentro das seguintes áreas temáticas: Financiamento, Democratização, Infraestrutura e Acesso, Segurança e Privacidade, Empregabilidade, Metodologia e Ferramentas e Ensino de Programação. A ideia é que, por meio de uma aliança entre terceiro setor, comunidades e o setores público e privado seja discutida a inclusão digital como catalisadora de uma sociedade e economia mais inclusivas e justas.
Representando o Brasil, País Digital , iniciativa social e apartidária dedicada a promover um Brasil mais digital e menos desigual por meio da mobilização de pessoas e organizações interessadas em pensar o país sob a ótica da transformação digital e inclusiva, Fabio Rua, cofundador do movimento, participará do painel 4 – Conectividade, Segurança & Privacidade e Democratização Digital, no dia 12 de agosto, das 14h às 16h.
O evento é aberto ao público e a inscrição gratuita pode ser realizada diretamente no website do evento, https://www.vozesinclusivas.
Abismo Digital – Dados apurados pela organização do Summit extraídos de relatórios de organizações internacionais como ONU, Unicef e Unesco demonstram um verdadeiro abismo digital no planeta. Os números indicam, por exemplo, que 46% da população mundial e 31% das crianças em idade escolar não possuem acesso à Internet.
Já no cenário brasileiro, a situação é alarmante. Dos estudantes de escolas públicas, 39% não possuem computador, enquanto 69% dos excluídos do mundo digital durante a pandemia de Covid-19 são pretos, pardos e indígenas .
“A divisão digital intensificou ainda mais o seu ritmo já excludente de 10 anos atrás. Há uma urgência por ações concretas hoje, não em 5, 10 ou 30 anos. Para quem está excluído, cada segundo pode fazer a diferença. Por isso é preciso menos discussão, reflexão, e mais integração e ação”, afirma Renato Peixoto, idealizador do movimento Vozes Inclusivas e produtor do Summit Inclusão Digital 2021.
Ele completa, ressaltando que “o Summit de Inclusão Digital 2021 é um evento que busca impulsionar vozes diversas, plurais, representativas, e que se relacionam com as diferentes temáticas da inclusão digital. A integração é o único caminho para escalar o impacto no presente”.