Sessão pública ocorre em 10/08; projeto foi totalmente desenvolvido pela própria companhia
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou na edição da última sexta-feira (16/07) do Diário Oficial do Estado de São Paulo um aviso de licitação para a contratação de obras para a operacionalização do Pátio Mauá Norte, na Linha 10-Turquesa.
Atualmente, o pátio, localizado entre as estações Mauá e Capuava, tem capacidade de estacionamento de seis trens que atendem a linha. Com as obras, o local terá capacidade de estacionamento e limpeza de 13 trens, mais a capacidade de estacionamento de 2 trens entre a estação e o pátio.
Todo o projeto do Pátio Mauá Norte foi desenvolvido internamente pela própria CPTM, ou seja, não houve contratação de empresas terceirizadas. “Essa é uma tendência que continuará sendo aplicada, com o objetivo de buscar mais eficiência e economia. Se fossemos licitar este projeto e depois as obras, iríamos levar, no mínimo, 12 meses a mais para concluí-lo”, explica Pedro Moro, presidente da companhia.
Entre as premissas do projeto estão:
• Via permanente – complementação dos projetos de superestrutura;
• Drenagem – complementação do projeto de canaletas e drenos profundos;
• Base de apoio – projeto de acomodações para uso de 67 funcionários;
• Guaritas para serviços de vigilância;
• Gerador de emergência, inclusive abrigo;
• Plataformas para acesso dos maquinistas e serviços de limpeza;
• Passarela, com iluminação, para acesso pela faixa ferroviária, entre a estação Mauá e o Pátio;
• Projeto da rede aérea de tração entre a subestação Mauá e o Pátio; e,
• Projeto dos sistemas de vídeo monitoramento e telecomunicações.
Além disso, estão previstas vagas de estacionamento próximas ao acesso pela Avenida João Ramalho. Para auxiliar na drenagem, o piso será do tipo drenante com capacidade para alto tráfego. Também estão previstos jardins de chuva – infraestrutura verde que consiste em um jardim rebaixado que recebe o escoamento das águas e cuja composição aumenta a percolação da água pelo solo, além da remoção de poluentes.
Em duas das plataformas que serão construídas haverá coletores de água de limpeza dos trens, que consiste em uma cuba de inox com tampa para impedir entrada de água pluvial no sistema.