spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEducaçãoCICLO REFLETIRÁ SOBRE A CULTURA ELETRÔNICA E SEUS EFEITOS EM VÁRIAS ÁREAS

CICLO REFLETIRÁ SOBRE A CULTURA ELETRÔNICA E SEUS EFEITOS EM VÁRIAS ÁREAS

A presença da computação na vida cotidiana, o avanço do conhecimento, a arte e a própria ideia do que define o ser humano serão debatidos no ciclo de encontros Reflexão eCultura: Cortes e Montagens, nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de julho, via internet [veja a programação abaixo].

Organizado pelo Grupo de Estudos Culturas e Humanidades Computacionais do IEA, o ciclo terá exposições e sessões de interpretação nos cinco encontros, que tratarão do uso do computador na arte, na biologia, nos museus, na economia e na governança.



Poderão se inscrever para as 30 vagas disponíveis graduandos e graduados de qualquer área do conhecimento. As inscrições devem ser feitas por formulário online até as 15h do dia 18 de junho. Graduandos devem apresentar o histórico escolar e os graduados, certificado de conclusão do curso ou diploma. O resultado da seleção será divulgado no dia 25 de junho.

Para receber declaração de participação, os inscritos deverão comparecer a pelo menos quatro dos encontros e enviar à organização, no prazo de até 30 minutos após o encerramento de cada encontro, um texto entre cinco e dez linhas em que sumarizem a ideia-chave discutida, apresentem uma pergunta pertinente ou levantem um ponto para discussão.

Programação

Quintas-feiras de julho, das 9 às 12h

  • Dia 1º – O Sentido da eCultura (O que diz a cultura eletrônica)
    Expositor: Teixeira Coelho – autor de “eCultura: A Utopia Final e de Sinais” (2019) e “Sinais e Maravilhas da Era Digital” (2021), ex-diretor do MAC-USP e ex-curador-coordenador do Masp.
  • Dia 8 – Arte e algoritmo (O Que é, como é, o que muda)
    Expositor: Marcos Cuzziol – desenvolvedor de games, curador das exposições “Consciência Cibernética?” (2018) e “Emoção Artificial” (2012); ex-gerente do Núcleo de Inovação do Itaú Cultural.
  • Dia 15 – Computação e biologia (O digital mudando um saber)
    Expositor: Marcos Buckeridge – diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP, membro-relator do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU em 2014 e coordenador do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA.
  • Dia 22 – Blockchain: economia e democracia (A sociedade no controle)
    Expositor: Luli Radfahrer – pesquisador da sociedade digital e colaborador do jornal “Folha de S.Paulo”; seu livro mais recente, “Enciclopédia da Nuvem”, compila e analisa ferramentas e serviços de computação em nuvem.
  • Dia 29 – Antes de computar, pensar (A computação no ensino)
    Expositora: Clara Gonçalves – diretora do Parque Tecnológico da Universidade do Porto (Uptec) desde sua fundação em 2007 até 2019; integra o Comitê Diretor da Future of Computing Summer School da Uptec; recebeu em Portugal o Personalidade do Ano de 2019 em Inovação.

Com informações da IEA-USP

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos