Modelo, apresentado em duas versões, faz parte da estratégia do BMW Group para ampliar a mobilidade sustentável em todo o mundo
A tecnologia de quinta geração do BMW eDrive combina os motores elétricos, potência, sistemas de carregamento e baterias de alta voltagem (com alta performance, gerenciamento de energia e capacidade de armazenamento).
A sustentabilidade é parte integral no desenvolvimento do BMW i4, desde a prospecção de componentes até sua produção, incluindo a reciclagem no futuro. Todos os passos na cadeia de suprimentos foram cuidadosamente avaliados para reduzir as emissões de carbono ao mínimo nível possível. As ações do BMW Group incluem compromissos de todos os fornecedores das células de bateria a usarem somente energia de fontes renováveis. A estrutura de alumínio do motor elétrico é produzida exclusivamente com energia verde. Apenas energia hidroelétrica gerada localmente é utilizada na produção do modelo na fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha. Os materiais e design utilizados nas baterias permitem uma taxa de reciclagem de até 90%.
As baterias de alta voltagem no i4 são compostas de quatro módulos com 72 células cada e três módulos de 12 células. Juntos, eles entregam uma autonomia estimada de 590 quilômetros no BMW i4 eDrive40 e 510 quilômetros no i4 M50.
As baterias de alta voltagem NMC-811 do BMW i4 contém menos de 10% de cobalto. O BMW Group obtém diretamente o cobalto necessário para suas células de bateria e disponibiliza o material para seus fornecedores. Da mesma forma, o lítio necessário é adquirido de maneira transparente e monitorada pela empresa na Austrália, para depois ser entregue aos fornecedores. O BMW Group assegura que condições ambientais e sustentáveis são garantidas em todo o processo de extração e que não há nenhuma violação de direitos humanos.
O BMW i4 torna única a experiência de direção, incluindo entrega de torque máximo de forma imediata, excelente tração e estabilidade direcional, com comportamento de direção neutro, precisão total mesmo em máxima aceleração lateral, soberbo poder de frenagem e o perfeito balanço entre conforto e esportividade. Todas estas características são entregues com zero emissões do veículo. A disposição das baterias de alta voltagem na parte inferior do assoalho reduzem o centro de gravidade para melhorar ainda mais a dirigibilidade. Graças ao módulo da bateria, o centro de gravidade é inferior mesmo quando comparado ao BMW Série 3.
O conjunto propulsor do BMW i4 eDrive40 entrega 340 cv (250 kW) de potência entre 8.000 e 17.000 giros, com torque de 430 Nm, disponível assim que o pedal do acelerador é acionado. Já o BMW i4 M50 tem potência combinada de 544 cv e torque, também imediato, que pode chegar a 795 Nm (com a função Sport Boost ativada), acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos.
A tecnologia de chassi inclui amortecedores com ajuste de altura, suspensão traseira a ar, sistema de direção eletromecânica com função servotronic, sistema de freios integrado, DSC (Controle dinâmico de estabilidade) e atuadores nas rodas/freios para correção de falta de aderência. O BMW i4 traz um sistema de tração nas 4 rodas totalmente eletrônico, suspensão adaptativa M com ajustes individuais para molas e amortecedores, barras estabilizadoras e suportes extras às estruturas de suspensão, juntamente com uma direção esportiva com tensão variável, freios esportivos M e rodas de até 20´ de diâmetro com pneus de tamanhos distintos para rodas dianteiras e traseiras.
A tecnologia de recuperação de energia adaptativa traz maior eficiência e autonomia ao BMW i4. Sistemas inteligentes conectam as informações de trânsito, o modo de condução e sensores de forma a apoiar o motorista com diferentes opções de controle e formas de gerenciamento.
Os lançamentos serão um dos primeiros veículos da linha de produtos BMW a acompanhar o iDrive 8, a mais nova interação da interface motorista-passageiro-veículo da BMW, projetada para oferecer uma experiência de usuário mais natural, interativa e holística.
Com informações da Assessoria de Imprensa
CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE