Novo relatório da Agência Internacional de Energia vê grande expansão na adoção de veículos elétricos nesta década
A indústria automobilística global sofreu um ano penoso em 2020 por causa do grande choque da Covid-19, mas o mercado de veículos elétricos contrariou a tendência mais ampla com um crescimento de mais de 40% e está a caminho de uma década de forte expansão, de acordo com um novo relatório publicado, no final de abril, pela Agência Internacional de Energia (IEA)
O Global Electric Vehicle Outlook 2021 da IEA concluiu que, apesar da pandemia desencadear uma cascata de recessões econômicas, um recorde de 3 milhões de novos carros elétricos foram registrados em 2020, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Em comparação, o mercado automotivo global contraiu 16% em 2020. O forte impulso dos carros elétricos continuou neste ano, com as vendas no primeiro trimestre de 2021 atingindo quase duas vezes e meia o nível do mesmo período do ano anterior.
O aumento do ano passado trouxe o número de carros elétricos nas estradas do mundo para mais de 10 milhões, com outro cerca de 1 milhão de vans elétricas, caminhões pesados e ônibus. Pela primeira vez no ano passado, a Europa ultrapassou a China como centro do mercado global de carros elétricos. Os registros de carros elétricos na Europa mais do que dobraram, para 1,4 milhão, enquanto na China aumentaram 9%, para 1,2 milhão.
“Embora eles não possam fazer o trabalho sozinhos, os veículos elétricos têm um papel indispensável para alcançar emissões líquidas zero em todo o mundo”, disse Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA. “As tendências de vendas atuais são muito encorajadoras, mas nossos objetivos compartilhados de clima e energia exigem uma absorção ainda mais rápida do mercado. Os governos devem agora estar fazendo o trabalho de base essencial para acelerar a adoção de veículos elétricos usando pacotes de recuperação econômica para investir na fabricação de baterias e no desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento confiável e ampla. ”
Os veículos elétricos deverão crescer significativamente na próxima década, constata o novo relatório da IEA. Com base nas tendências e políticas atuais, projeta que o número de carros elétricos, vans, caminhões pesados e ônibus nas estradas em todo o mundo chegue a 145 milhões até 2030. Mas a frota global pode chegar a 230 milhões se os governos acelerarem os esforços para alcançar o clima e a energia internacionais objetivos, conforme delineado no Cenário de Desenvolvimento Sustentável da AIE .
E se os governos de todo o mundo se unirem para perseguir a meta ainda mais ambiciosa de alcançar emissões líquidas zero globalmente até 2050, a frota global de veículos elétricos ficaria ainda maior. Mais detalhes sobre as implicações desse caminho para os veículos elétricos e o setor de transporte em geral aparecerão no relatório especial da IEA, Net Zero in 2050: A roadmap para o sistema global de energia , que será lançado em 18 de maio.
Os gastos do consumidor com carros elétricos aumentaram outros 50% no ano passado, para chegar a US $ 120 bilhões. Ao mesmo tempo, as medidas de apoio do governo situaram-se em US $ 14 bilhões, o quinto ano consecutivo em que caíram como proporção do gasto total. Mesmo que os subsídios do governo continuem importantes para estimular a adoção de veículos elétricos, isso sugere que as vendas estão cada vez mais sendo impulsionadas pela escolha do consumidor.
As montadoras ofereceram 370 modelos de carros elétricos em 2020, um aumento de 40% com relação ao ano anterior. Dezoito das 20 maiores montadoras anunciaram a intenção de aumentar ainda mais o número de modelos disponíveis e aumentar a produção de veículos leves elétricos. Essas montadoras respondem por 90% de todas as vendas globais de automóveis.
O Global Electric Vehicle Outlook 2021 observa que os governos ajudaram a proteger os carros elétricos da desaceleração de 2020 ao estender a política existente e o apoio fiscal, e aumentá-los com medidas de estímulo em resposta à crise Covid-19. Os países líderes também promoveram a posição competitiva dos veículos elétricos ao fortalecer a economia de combustível e os padrões de emissões, e redobraram seu apoio ao desenvolvimento de tecnologia de bateria e implantação de infraestrutura de estação de recarga.
O relatório enfatiza que a mudança do setor de transporte rodoviário para veículos elétricos vai muito além dos carros. O modo de transporte rodoviário mais eletrificado hoje são os veículos de duas e três rodas – como motocicletas e ciclomotores – com mais de 25 milhões de unidades vendidas, a maior parte deles na Ásia. Os ônibus urbanos também eletrificaram rapidamente. E os caminhões pesados são um segmento em que os modelos elétricos e as vendas só recentemente começaram a crescer fortemente, à medida que o desempenho da bateria melhorou e as distâncias de condução aumentaram.
Os veículos elétricos têm um papel fundamental a desempenhar no combate às emissões. Do ponto de vista “do poço à roda”, sua contribuição líquida para a redução das emissões, já evidente hoje, crescerá paralelamente ao ritmo de descarbonização da geração de eletricidade. Isso destaca a necessidade de os formuladores de políticas pensarem sobre as transições globais de energia limpa de forma holística entre os setores para garantir que o progresso em uma área não seja prejudicado por deficiências em outra.
Com informações da IEA
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