Confira como a cidade de Curitiba se classificou no Ranking Connected Smart Cities 2020 e quais são as medidas que a próxima prefeitura pretende estabelecer para a gestão urbana
A cidade inteligente é aquela que coloca os indivíduos no centro de seu planejamento, transformando sua população em cidadãos ativos no contexto urbano e gerando objetivos coletivos. É nas cidades que se evidenciam os desafios, mas também é na cidade que as soluções devem ser geradas- isso é ser uma smart city.
A cidade de Curitiba é destaque no país por gerar soluções inovadoras que auxiliam no planejamento inteligente: Curitiba foi destaque no Ranking Connected Smart Cities 2020, sendo classificada na 1º posição no Eixo de Urbanismo. O Ranking considera o planejamento das cidades com foco em um crescimento que evite problemas de mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida de seus habitantes. Ou seja, não basta apenas pensar em como as cidades irão se desenvolver, como também é preciso levantar questões que apontem para um desenvolvimento urbano inteligente e sustentável.
Dentro do contexto de smart cities, o urbanismo sustentável não tem como objetivo propor uma freada na expansão das cidades, mas desenvolver espaços a partir de alternativas tecnológicas e eficientes que, além de buscarem não destruir ou esgotar os recursos ecológicos, promovem a gestão inteligente, acessibilidade e a promoção da diversidade. Os valores sustentáveis propostos dentro da arquitetura e urbanismo estão ligados à recuperação das vias da cidade como espaço de convivência da população, possibilitando a ocupação desses espaços de forma inteligente e sustentável.
A cidade ganhou destaque em suas políticas voltadas para o planejamento e desenvolvimento urbano graças a seu alto investimento por habitante em urbanismo, por 100% da população da área urbana estar vivendo em áreas de médios e altos adensamentos e por existir 100% de atendimento urbano de água e 100% de atendimento de esgoto.
Esse movimento surgiu na década de 80, quando Curitiba passou a implementar medidas com o objetivo de realizar melhorias à cidade que crescia exponencialmente, principalmente na gestão de saneamento, reciclagem e tratamento de resíduos. Além disso, a capital curitibana passou a ser composta por parques, bosques e espaços verdes. A fama da cidade pelos espaços ecológicos é tanta que, de acordo com o relatório Green City Index (2016), das 17 cidades analisadas pela pesquisa, Curitiba é a mais verde.
A nova gestão segue implementando medidas que tem como objetivo expandir melhoras acerca da gestão urbana: o Wi-Fi Curitiba, por exemplo, permite com que o cidadão curitibano acesse wi-fi gratuito em 254 locais da cidade. De acordo com o prefeito Rafael Greca, essa é uma medida que garante que cidadãos inteligentes e conectados tenham uma cidadania digital: “Vem aí a inclusão digital para garantirmos facilidade de acesso aos aplicativos da Prefeitura. A cidade há de ser um espaço de oportunidade e igualdade para todos”.
Curitiba é pioneira em planejamento urbano graças ao aspecto de adaptar às mudanças sociais e tecnológicas, sempre buscando estratégias que permitam melhorar o seu entorno. A intensa urbanização pós-moderna das últimas cinco décadas resultou em uma concentração de indústrias. serviços e trabalhadores, tornando as cidades locais de déficit habitacional. Com esse cenário, o urbanismo sustentável não deve ser entendido como um estilo de vida alternativo para a minoria da população preocupada com as questões ambientais, mas como uma forma de apropriação do espaço urbano que vai de encontro com as necessidades emergenciais apresentadas à sociedade.
Para saber mais informações do Ranking Connected Smart Cities, clique aqui.
SAIBA MAIS SOBRE CURITIBA
CURITIBANO TERÁ WI-FI PÚBLICO GRATUITO EM 254 LOCAIS
CURITIBA É ELEITA QUARTA CIDADE MAIS PROMISSORA PARA FINTECHS NO MUNDO
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DA MURALHA DIGITAL DE CURITIBA COMEÇA A FUNCIONAR