Internet das Coisas será amplamente usada para rede elétrica, monitoramento de tráfego, vigilância e outros fins, diz IDC
Analistas do IDC preveem que o investimento em cidades inteligentes por cidades e comunidades, serviços públicos, provedores de telecomunicações e fornecedores especializados chegará a US$ 203 bilhões globalmente até 2024. No entanto, à medida que crescem as redes de IoT nas cidades, aumenta-se também a preocupação com ataques de ransomware.
Ruthbea Yesner, Vice-Presidente, Percepções do Governo, Educação e Cidades e Comunidades Inteligentes do IDC, disse em um comunicado à imprensa que os governos locais e regionais rapidamente adotaram novas políticas e práticas em resposta à pandemia de coronavírus de maneiras que ela não tinha visto antes.
“Esta transformação digital acelerada deve continuar com um roteiro de investimento estratégico em tecnologia atualizado e políticas associadas e mudanças culturais”, disse ela.
O relatório “IDC FutureScape: Previsões mundiais para cidades e comunidades inteligentes em 2021” reflete a visão do IDC para as 10 tendências mais importantes em tecnologia de cidades inteligentes nos próximos seis anos.
PREVISÕES
As cidades estão usando sensores de IoT para detecção ambiental, monitoramento de tráfego, vigilância por vídeo, iluminação pública e controles de infraestrutura e regulação da rede elétrica e das redes de água.
Segundo o relatório, 30% das cidades usarão automação, IoT, IA e gêmeos digitais para combinar o físico com o digital e melhorar o gerenciamento remoto de infraestrutura crítica e serviços digitais até 2025. Além disso, 20% dos produtos e serviços da cidade serão fornecidos usando experiências digitais de alto toque e digitais/físicas híbridas até 2026. No entanto, 20% dos dispositivos do governo local implantados serão comprometidos por ataques de malware e ransomware em 2021 devido a vulnerabilidades do ecossistema IoT.
Os analistas recomendam que os governos locais usem inteligência artificial e recursos de machine learning para segurança, orquestração, automação e resposta (SOAR) para reduzir o risco desses ataques e desenvolver planos resilientes para responder quando eles acontecem.
Mais de um terço (40%) das cidades usarão ferramentas de planejamento de espaço digital, como gêmeos digitais, para acelerar a recuperação socioeconômica da Covid-19 e garantir o movimento seguro de pessoas, bens e serviços até 2022.
O estudo diz que a TI começará a trabalhar com um novo conjunto de parceiros da comunidade que inclui as partes interessadas em segurança da comunidade e profissionais de privacidade para garantir que isso seja feito de forma eficiente e eficaz.
Além disso, 40% das agências policiais usarão ferramentas digitais, como streaming de vídeo ao vivo e fluxos de trabalho compartilhados, para apoiar a segurança da comunidade e abordagens alternativas de estrutura de resposta ao policiamento até 2022. O IDC prevê que as cidades e os departamentos de polícia adotarão tecnologia para gerenciar apropriadamente 80% de seu número de casos – crimes de baixo nível e indivíduos de alto nível que lutam contra a saúde mental, vício, delinquência juvenil, falta de moradia e outras questões sociais.
Ainda segundo o IDC, 45% das comunidades mudarão para uma força de trabalho híbrida usando aplicativos baseados em nuvem, ferramentas de colaboração digital e tecnologias móveis até 2021.
Outro dado apontado pelo estudo, indica que 20% das cidades inteligentes de médio porte nomearão um líder de equipe dedicado para impulsionar a inovação e a transformação digital até 2023. E ainda, três quartos (75%) das cidades fornecerão intervenções no mercado para acabar com a exclusão digital até 2025.
Quanto à mobilidade, cidades ao redor do mundo perderam bilhões em receitas de transporte público devido a paralisações pandêmicas e o IDC prevê que isso as forçará a repensar o transporte público e a recorrer a soluções privadas, incluindo trabalhar com provedores de mobilidade como serviço, empresas de transporte de passageiros, serviços de compartilhamento de carros e empresas de bicicletas e scooters.
Os analistas do IDC preveem ainda que as discussões de planejamento podem mudar das questões de “última milha” para a milha mais longa, uma mudança significativa da “abordagem atual de tamanho único, frequentemente implantada hoje no transporte público”.