spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPPPs e concessões ganham força e devem impulsionar investimentos em infraestrutura em...

PPPs e concessões ganham força e devem impulsionar investimentos em infraestrutura em 2026

Em meio à expansão do mercado, P3C 2026 reúne governadores, ministros, reguladores e investidores para discutir desafios e oportunidades das parcerias público-privadas no Brasil

São Paulo, fevereiro de 2026 – As Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões seguem ganhando relevância como instrumentos centrais para ampliar a capacidade de investimento em infraestrutura no Brasil, em um contexto de restrições fiscais e de pressão por modernização de serviços públicos. 

A agenda tem se intensificado especialmente em setores como transportes, mobilidade urbana, saneamento e infraestrutura social, impulsionada por estados e municípios que buscam acelerar entregas e atrair capital privado para projetos de longo prazo.

A perspectiva de expansão do mercado é reforçada por projeções de financiamento para infraestrutura. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima aprovar cerca de R$ 300 bilhões em financiamentos para infraestrutura em 2026, acima dos aproximadamente R$ 280 bilhões projetados para 2025, segundo análise publicada pela BNamericas. Os valores não se referem exclusivamente a PPPs, mas ao volume total de financiamento destinado a infraestrutura, incluindo concessões e parcerias público-privadas, além de outros mecanismos de investimento estruturado.

O fortalecimento desse modelo também é acompanhado por instituições multilaterais. O PPP Knowledge Lab, plataforma do Banco Mundial (World Bank) voltada à análise internacional de PPPs, reúne informações sobre o ambiente institucional e regulatório do Brasil e destaca o instrumento como um dos caminhos para ampliar investimentos e elevar a eficiência na prestação de serviços públicos.

P3C 2026 debate gargalos e oportunidades

É nesse cenário que será realizado o P3C 2026 – PPPs e Concessões: Investimentos em Infraestrutura no Brasil, nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento se consolidou como um dos principais fóruns nacionais voltados ao debate sobre parcerias público-privadas, reunindo representantes do setor público, investidores, concessionárias, operadores, agentes financeiros, consultorias e organismos multilaterais.

A proposta do encontro é ampliar o debate sobre o papel das PPPs como instrumento de modernização do Estado, aumento de eficiência e ampliação da infraestrutura, além de promover reflexões sobre temas críticos para destravar projetos, como previsibilidade regulatória, segurança jurídica, modelagens contratuais, estruturação financeira e governança.

Autoridades, governadores, reguladores e especialistas convidados

O P3C 2026 contará com a participação de autoridades públicas e lideranças de instituições nacionais e internacionais ligadas ao financiamento e à estruturação de projetos. Entre os convidados estão Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, Arnaldo Jardim, deputado federal; Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, Romeu Zema, governador de Minas Gerais, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, Rafael Fonteles, governador do Piauí, Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S/A, George Santoro, secretário executivo do Ministério dos Transportes, Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), entre outras autoridades e executivos. 

Programação reúne painéis, debates técnicos e participação do mercado financeiro

A programação do P3C 2026 inclui painéis e discussões sobre os principais eixos que influenciam a viabilidade e o desempenho de concessões e PPPs no Brasil, com foco em setores estratégicos e desafios estruturais que afetam a atração de capital privado.

Distribuída em múltiplos palcos simultâneos, a conferência estrutura seus debates a partir de macro-temas centrais — transporte, mobilidade urbana, energia, saneamento, meio ambiente, infraestrutura social, financiamento, riscos contratuais, inovação e transformação digital — conectando aspectos técnicos, regulatórios, econômicos e institucionais que condicionam a viabilidade e a atratividade dos projetos.

O evento também deve abordar temas como regulação, análise de riscos, mecanismos de financiamento, participação de bancos multilaterais e estruturação de projetos em nível estadual e municipal, além de perspectivas para concessões em transportes e infraestrutura logística, áreas que concentram parte relevante do pipeline nacional de investimentos.

Diálogos P3C & Estadão

Outra novidade este ano, é o Diálogos P3C & Estadão que promoverá durante o evento  entrevistas ao vivo entre autoridades públicas e CEOs de empresas estratégicas, conectando visões de governo e mercado sobre cenário econômico, regulação, investimentos e prioridades para o setor. A iniciativa reforça a proposta do evento de estimular conversas francas, transparentes e orientadas à tomada de decisão.

Com essa programação abrangente e integrada, o P3C 2026 se consolida como um espaço de referência para o debate qualificado sobre PPPs e concessões no Brasil, fortalecendo a relação entre iniciativa privada e poder público em um ambiente pautado por transparência, idoneidade, governança e geração de negócios, elementos fundamentais para sustentar o ciclo de investimentos em infraestrutura nos próximos anos.

Nova edição do Prêmio P3C

A programação inclui ainda a nova edição do Prêmio P3C, que se consolidou como uma das principais referências de reconhecimento no mercado de PPPs e concessões no Brasil. A premiação destaca projetos, instituições e profissionais que tiveram papel relevante na estruturação, financiamento, regulação e operação de ativos de infraestrutura, considerando critérios técnicos e impactos econômicos, sociais e ambientais. Ao longo de suas edições, o prêmio passou a refletir a maturidade do setor e as boas práticas adotadas no desenvolvimento da infraestrutura nacional.

Serviço

P3C 2026 – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil
Data: 23 e 24 de fevereiro de 2026
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo (SP)
Programação e inscrições: www.evento.p3c.com.br

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: Clique aqui

Sobre o P3C

O P3C é um evento especializado no mercado de PPPs e concessões, com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil. Organizado pela Necta, com correalização da B3, do escritório Portugal Ribeiro & Jordão Advogados e do Estadão Blue Studio, o encontro reúne empresas, entidades e governos com o objetivo de debater soluções para tornar o ambiente de negócios mais previsível, seguro e alinhado a critérios ambientais, sociais e de governança.

Sobre a Necta

A Necta é uma promotora de conteúdo e eventos voltada à conexão entre os ecossistemas B2B, B2G, G2B e G2G. A empresa desenvolve plataformas que integram conteúdo especializado, eventos de negócios, premiações, cursos, rankings, estudos e ferramentas de inteligência de mercado, com foco em impacto positivo e geração de valor para os setores em que atua. É idealizadora das Plataformas CSC e o P3C.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos