Chamados de Robocop, humanoides foram implementados em grandes cidades para diminuir o trabalho da polícia
A China está investindo esforços para incluir robôs e inteligência artificial no gerenciamento de suas cidades e agora esse tipo de tecnologia chegou ao policiamento do trânsito das grandes cidades.
A Unidade Policial Inteligente R001 é um humanoide integrado ao sistema de semáforos e, usando um uniforme, colete refletor e boné branco, ele consegue executar gestos de comando de trânsito para auxiliar a organização das ruas.
A Xinhua, a agência oficial de notícias da China, divulgou que o robô tem câmeras de alta definição e um sistema inteligente de transmissão de voz, que o permite se deslocar pela cidade e dar comandos aos pedestres.
O algoritmo de IA o permite identificar autonomamente infrações de trânsito cometidas por veículos não motorizados e pedestres e identificar casos de estacionamento irregular.
O objetivo de inserir humanoides no controle do tráfego é diminuir a carga de trabalho da polícia — especialmente durante os horários de pico ou em condições climáticas extremas.
Cidades como Chengdu já testaram o modelo com uma equipe de robôs, incluindo versões quadrúpedes, sobre rodas e os que simulam figuras humanas.
De acordo com a agência de notícias, essa tecnologia já foi implantada em mais de 100 cenários, incluindo recepção, patrulhas de segurança e serviços públicos.
Fonte: CNN Brasil







