spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosConfira as 8 primeiras cidades que serão sede das Reuniões Estratégicas 2026

Confira as 8 primeiras cidades que serão sede das Reuniões Estratégicas 2026

Iniciativa percorre diferentes regiões do país para valorizar as realidades locais e fortalecer soluções construídas a partir dos desafios e potencialidades de cada território.

Após um ano de expansão do diálogo sobre o futuro das cidades brasileiras, a Plataforma CSC anuncia as oito primeiras cidades que irão sediar as Reuniões Estratégicas Regionais de 2026. Os encontros fazem parte de um movimento nacional que busca conectar cidades de Norte a Sul do país, valorizando a pluralidade dos territórios e promovendo soluções colaborativas para desafios urbanos cada vez mais complexos.

Em 2025, a Plataforma CSC deu um passo decisivo ao realizar o primeiro ciclo das Reuniões Estratégicas Regionais. Ao longo do ano, foram promovidos 11 encontros em diferentes regiões do Brasil, passando por Manaus (AM), Maceió (AL), Jaguariúna (SP), Vitória (ES), Uberlândia (MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Guarapuava (PR), Chapecó (SC), Brusque (SC) e Goiânia (GO). Essas reuniões se consolidaram como espaços qualificados de escuta, troca de experiências e articulação institucional, aproximando gestores públicos, especialistas e atores estratégicos do ecossistema de cidades inteligentes.

Leia mais: Goiânia sedia Reunião Estratégica Regional para debater o futuro das cidades inteligentes em Goiás

Para 2026, o projeto ganha ainda mais força e alcance. No primeiro semestre do ano, oito cidades já estão confirmadas como sede das Reuniões Estratégicas Regionais: Ponta Porã (MS), em 5 de março; Santana de Parnaíba (SP), em 26 de março; Santos (SP), em 9 de abril; São José dos Pinhais (PR), em 7 de maio; Porto Alegre (RS), em 21 de maio; Senador Canedo (GO), em 11 de junho; São Luís (MA), em 25 de junho; e Niterói (RJ), em 9 de julho. As inscrições para participação já estão abertas, e os interessados podem garantir sua vaga para integrar os debates e contribuir ativamente com a construção de caminhos mais inteligentes, humanos e sustentáveis para as cidades.

O edital para seleção das 16 cidades que sediarão as reuniões ao longo de 2026 já foi lançado, com inscrições encerradas em 16 de janeiro. As oito cidades que receberão os encontros no segundo semestre serão divulgadas em abril. Já os municípios interessados em participar das Reuniões Estratégicas em 2027 poderão acompanhar o lançamento do próximo edital, previsto para o segundo semestre de 2026.

Leia mais: Santo André discute inovação e sustentabilidade em Reunião Estratégica Regional do Connected Smart Cities

Outra novidade para este ano é a ampliação da participação do ecossistema privado. Com o lançamento do Clube de Parceiros CSC, empresas passam a ter um espaço estruturado para apresentar soluções, se conectar com gestores públicos e contribuir de forma ativa para a transformação das cidades brasileiras, participando das reuniões regionais ao longo do ano.

As Reuniões Estratégicas Regionais reforçam a crença da Plataforma CSC de que nenhuma cidade é igual à outra, mas todas podem ser melhores. Ao promover encontros que estimulam o compartilhamento de soluções e o diálogo entre diferentes atores, o CSC segue fortalecendo uma rede colaborativa voltada à construção de um Brasil mais conectado, sustentável e inclusivo.

Clique aqui para saber mais sobre as Reuniões Estratégicas Regionais

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos