Podcast já está disponível no YouTube da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, discute o crescimento da frota de veículos particulares que utilizam combustíveis fósseis e seu impacto nas mudanças climáticas
Já está disponível, no Canal da EESC e no Canal da USP, o novo episódio do podcast Engenhando Talks, que tem como tema Mobilidade Urbana. No programa, o professor Fernando Lavoie entrevista os professores Antonio Clóvis Pinto Ferraz (Coca) e Antônio Nélson Rodrigues da Silva, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Nesse 12º episódio, os convidados discutem o crescimento da frota de veículos particulares que utilizam combustíveis fósseis e seu impacto nas mudanças climáticas.
Segundo eles, tem-se registrado uma diminuição da demanda por este tipo de transporte público e, por outro lado, o aumento da circulação de motocicletas. Os professores da EESC discutem ainda a necessidade de investimento em melhoria da infraestrutura urbana brasileira para que a população possa usufruir de um transporte coletivo de qualidade.
Eles abordam também o conteúdo do livro Mobilidade Urbana e Tarifa Zero, no qual destacam a importância de políticas que incentivem o uso de transporte público, como a tarifa zero. A publicação traz uma análise aprofundada sobre os desafios, impactos e potencialidades da mobilidade urbana, em especial da tarifa zero no transporte público brasileiro, incluindo experiências de cidades que já implementaram a tarifa zero. Desenvolvido como parte das atividades do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), a obra reúne contribuições de especialistas que discutem aspectos econômicos, sociais e práticos relacionados a essa política pública.
No livro, os autores trazem uma visão geral da questão da mobilidade urbana, seguida da descrição dos principais modos de transporte urbano e da análise comparativa dos modos de transporte coletivo e individual, sob a ótica da comodidade para os usuários, impactos gerais na comunidade e no trânsito, consumo de energia, emissão de poluição e acidentalidade. No que se refere ao transporte coletivo é dada ênfase à modalidade ônibus, por ser este o modo responsável por mais de 80% do transporte coletivo no mundo e o único modo de transporte coletivo utilizado na grande maioria das cidades. Também são discutidas as principais características da mobilidade urbana nas cidades brasileiras no passado, no presente e no futuro. E, na parte final, eles apresentam a metodologia e exemplos práticos de cálculo do custo do sistema de Tarifa Zero.
Fonte: Jornal da USP







