Vida noturna, gastronomia e centro de compras se destacam entre os principais atrativos da capital paulista
São Paulo foi eleita a 18ª melhor cidade do mundo, de acordo com a pesquisa World’s Best Cities da consultoria Resonance. A capital paulista foi a cidade brasileira mais bem posicionada no ranking, que ainda contou com a presença do Rio de Janeiro na lista, ocupando a 42ª posição.
A cidade subiu no ranking global de “amabilidade” e passou a ocupar o 8º lugar, graças à sua famosa vida noturna, que se estende até altas horas. A cena gastronômica de São Paulo permanece entre as 5 melhores do mundo. A cidade também está entre as três melhores do mundo para compras, com destaques para as lojas de luxo da rua Oscar Freire.
A cidade também se destacou pela presença dos parques lineares e ciclovias ao longo do Rio Pinheiros, que tem atraído cada vez mais visitantes para a orla nos fins de semana, bem como para galerias e casas noturnas.
“A expansão de empresas de computação em nuvem e fintechs em torno de Faria Lima e Berrini sinaliza um apetite contínuo por investimento estrangeiro direto, com a nova capacidade de data centers surgindo nos últimos anos e florescendo”, diz a pesquisa.
As 3 melhores cidades do mundo
1ª Londres
A cidade figura como a melhor cidade do mundo pelo 11º ano consecutivo e já ganhou o apelido de “capital das capitais” no ranking das Melhores Cidades do Mundo. A capital do Reino Unido é considerada a número um em prosperidade, a segunda melhor em amabilidade e a terceira em habitabilidade, ou qualidade de vida.
2ª Nova York
Em segundo lugar aparece Nova York, o coração da pulsante dos Estados Unidos. Com quase 65 milhões de turistas visitando a cidade todos os anos, Nova York deve ter um novo pico em 2026. Isso porque, a cidade irá sediar a final da Copa do Mundo da Fifa no próximo ano, a ser realizada no MetLife Stadium.
3ª Paris
A cidade-luz aparece em terceiro lugar, recebendo desde empreendedores a formadores de opinião, passando por viajantes ávidos por novas experiências. Cada vez mais, Paris tem se reinventado seu estilo urbano, voltada para o futuro.
Critérios do ranking
Para classificar o desempenho e a percepção das Melhores Cidades do Mundo para 2026, a Resonance analisou as principais cidades de áreas metropolitanas com populações superiores a 1 milhão de habitantes. Foram combinadas estatísticas e dados gerados por usuários de fontes online como Google, Instagram e TikTok para medir a qualidade do lugar em termos de fatores experienciais. Desde 2022, nenhuma cidade russa está sendo avaliada por conta da Guerra contra a Ucrânia.
Três grandes critérios são avaliados: habitabilidade, amabilidade e prosperidade. Cada um deles se divide entre pelo menos uma dezena de sub-itens que vão desde taxa de desemprego, ecossistema para negócios, centros de convenções, museus, restaurantes, vida noturna, áreas verdes, risco climático, entre outros.
Neste ano, a pesquisa destaca os efeitos das movimentações geopolíticas sobre o realinhamento social, em grande parte influenciado pela política comercial do presidente norte-americano, Donald Trump.
“O impacto dessas tendências globais é evidente nos resultados do relatório deste ano, onde nossa pesquisa mostra uma diminuição no desejo de visitar destinos nos Estados Unidos por parte dos participantes globais da pesquisa, enquanto outros destinos registram um aumento nesse desejo. Há também menos cidades americanas no ranking das 20 melhores este ano em comparação com o ano passado”, diz o relatório.
Fonte: Istoé Dinheiro







