Com avanços em sustentabilidade, governança digital e educação, capital capixaba assume a liderança nacional do Ranking Connected Smart Cities 2025 e reafirma seu papel como referência em desenvolvimento urbano inteligente.
O anúncio dos 10 finalistas da 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities movimentou o primeiro dia do evento em São Paulo. Divulgado em setembro, o levantamento, considerado a principal referência nacional para medir o grau de evolução das cidades brasileiras, analisa 75 indicadores em 13 áreas temáticas, entre elas mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança. A revelação dos destaques marcou um dos momentos mais aguardados do Cidade CSC 2025, que aconteceu no dia 23 de setembro de 2025, reunindo gestores públicos, especialistas e empresas que impulsionam a agenda da inovação urbana no país.
Com metodologia atualizada em conjunto com a SPIn – soluções Públicas Inteligentes, e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking CSC oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma CSC em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.
Em 2025, Vitória superou seu desempenho do ano anterior e deixou a vice-liderança para assumir o topo do ranking como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. A capital capixaba vem colhendo os frutos de um trabalho consistente de modernização dos serviços urbanos, com forte integração entre sustentabilidade e governança digital, fatores decisivos para alcançar o primeiro lugar no levantamento nacional. No ranking de 2024, Vitória havia conquistado a segunda colocação, já despontando entre os principais exemplos de planejamento urbano inteligente do país.
“Alegria e orgulho para os capixabas, conquistar o 1º lugar em cidades inteligentes do Brasil. Essa conquista é fruto de muito trabalho, planejamento e compromisso com as pessoas. Vamos juntos continuar fazendo mais por quem mais precisa e levando Vitória a patamares inimagináveis”, destacou o prefeito de Vitória.- Lorenzo Pazolini
O resultado do Ranking Connected Smart Cities é apresentado em três frentes: posição geral, por eixo temático e por região. São avaliados indicadores de áreas como Economia e Finanças, Governança, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Esgotos e Água, Educação, Habitação e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Saúde, Agricultura Local/Urbana e Segurança Alimentar, Telecomunicações, Energia, Inovação e Empreendedorismo, População, Condições Sociais e Segurança, temas que também estão em pauta durante o evento nacional.
Leia mais: Ranking Connected Smart Cities inicia novo ciclo com abrangência nacional e metodologia ampliada
Além da liderança no cômputo geral do Ranking CSC 2025, Vitória ficou em segundo lugar nos eixos de Economia e Finanças e de População, Condições Sociais e Educação. No campo econômico, a cidade registrou aumento de 15% no número de empresas e crescimento de 1,8% na geração de empregos formais, o que impactou positivamente a renda média dos trabalhadores, que superou R$ 4.450,00.
Na Educação, o município vem aprimorando seus índices e ampliando o acesso. O número de vagas licenciadas para a educação infantil por 1.000 crianças em idade pré-escolar não obrigatória chega a 711,86. Outro destaque é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que alcançou 4,9, resultado da combinação entre o bom desempenho dos alunos em exames nacionais e a alta taxa de aprovação. Vitória também investe em conectividade educacional: são 417,3 dispositivos digitais por 1.000 estudantes, e a relação estudante/professor no ensino primário é de 13,9.
A cidade também se destacou na área da Saúde, Agricultura Local/Urbana e Segurança Alimentar, ocupando a sexta posição nacional. O número de leitos hospitalares é de 531,8 por 100 mil habitantes, e o contingente de médicos cresceu de 645, em 2024, para mais de 701 por 100 mil habitantes neste ano. Além disso, 13% da população já possui prontuário eletrônico unificado, acessível on-line pelos provedores de serviços de saúde, um avanço importante na digitalização do sistema de atendimento.
A trajetória de Vitória rumo à liderança nacional é marcada por um planejamento estratégico contínuo e por sua disposição em dialogar com os principais agentes da inovação urbana. No dia 6 de junho, a capital capixaba sediou uma das reuniões estratégicas regionais do Connected Smart Cities, reforçando o compromisso local com o desenvolvimento inteligente e sustentável.
Leia mais: Vitória sedia Reunião Estratégica Regional do Connected Smart Cities
Conhecida por sua qualidade de vida, Vitória é apontada pelo IBGE como a terceira melhor cidade do Brasil para se viver e figura entre as mais arborizadas do país. Todos esses atributos consolidam o município como um ambiente propício para sediar debates sobre o futuro urbano, reunindo representantes do poder público, do setor privado e da sociedade civil em busca de soluções colaborativas para os desafios contemporâneos das cidades brasileiras. Em 2025, mais do que um título, o primeiro lugar no Ranking CSC simboliza o reconhecimento de uma cidade que alia inovação, planejamento e compromisso com o bem-estar coletivo.
Para acessar o Ranking Connected Smart Cities, clique aqui.







