spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosCidade CSC reforça papel da inovação e da colaboração na transformação das...

Cidade CSC reforça papel da inovação e da colaboração na transformação das cidades

Evento reuniu milhares de gestores públicos, especialistas e empresas, com destaque para as contribuições de Betha Sistemas, Tvex e Motiva

O Cidade CSC 2025 encerrou a edição 2025 na semana passada com a projeção de novos horizontes para a agenda urbana e as políticas públicas nas cidades brasileiras. Em sua edição comemorativa de 10 anos, o Cidade CSC reuniu, em três dias de evento, mais de 7.400 gestores públicos, representantes de empresas, consultores, urbanistas, acadêmicos, ONGs e especialistas em planejamento urbano.

Foram mais de 650 palestrantes, distribuídos em 27 palcos de conteúdo, 106 expositores e patrocinadores, 103 apoiadores e 271 horas de conteúdo. Além disso, representantes de 135 cidades brasileiras foram reconhecidos nas premiações do Cidade CSC, que incluíram a 11ª edição do Ranking CSC, os Selos CSC Cidades Inteligentes e Ecossistemas de Inovação, o Prêmio PMU e o Prêmio CSC.

“Nesta edição, a participação dos patrocinadores foi de especial importância pela colaboração estratégica na curadoria da programação”, diz a CEO da NECTA e idealizadora do Cidade CSC, Paula Faria. “São empresas que participam diretamente da construção de cidades cada vez mais inteligentes e conectadas”, continua. Paula se refere à Betha Sistemas, à Tvex e à Motiva, que este ano foram as patrocinadoras do evento.

A Betha Sistemas, patrocinadora do Cidade CSC 2025, levou ao evento uma ampla programação voltada à transformação digital da gestão pública. Sob o lema “O futuro das cidades é agora”, a empresa reforçou que a digitalização do governo só se consolida quando o cidadão percebe melhorias concretas na cidade. Na conferência, o CEO Aldo Garcia apresentou o mapa da transformação digital já em andamento nos municípios, destacando o impacto bilionário da burocracia e a necessidade de integrar serviços sob o conceito de governo como plataforma.

O BETHACON25, realizado dentro do evento, mostrou como a inteligência artificial já está presente nas soluções da companhia, aplicada a áreas como saúde, educação e gestão municipal. Prefeituras parceiras compartilharam cases de sucesso em Atibaia (SP), Resende (RJ), Criciúma (SC) e Lucas do Rio Verde (MT), evidenciando como o uso de dados e ferramentas digitais melhora a eficiência e apoia decisões estratégicas. A programação incluiu ainda debates sobre liderança feminina no setor público e apresentações de especialistas da Betha sobre temas como planejamento estratégico e gestão de processos (BPM). O encerramento ficou a cargo de Aldo Garcia e do diretor comercial Luciano Torres, que reforçaram o compromisso da empresa em aproximar governos e cidadãos por meio da inovação tecnológica.

Já a Tvex, contribuiu com os debates que envolveram o tema da eletromobilidade e da inovação sustentável, reforçando seu papel como parceira na construção de cidades mais inteligentes e verdes. No painel “Experiências de Sucesso em Eletromobilidade no Brasil”, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e Fabrício Pietrobelli, especialista em mobilidade sustentável, compartilharam cases reais da adoção de veículos elétricos no país, apontando caminhos para superar os desafios da transição. A sessão foi moderada pelo CEO da Tvex, Cadu Souza, que destacou o papel da empresa no avanço da mobilidade elétrica.

Leia também: Codemge. Abrindo caminhos pra Minas crescer

Outro momento de destaque foi o debate “Inovação Sustentável: Soluções Concretas para Melhorar a Vida nas Cidades”, que reuniu Dominic Schmal (EDP), Claudia Pires (So+ma) e o próprio Cadu Souza, com moderação de Andiara Druzian (Cidade Center Norte). O painel discutiu iniciativas em logística verde, gestão de resíduos, mobilidade e energia limpa, evidenciando como parcerias entre empresas e governos podem ampliar o impacto positivo dessas soluções no dia a dia urbano.

Outra empresa que se destacou no Cidade CSC em 2025 foi a Motiva, que participou de diversos painéis da programação com relevantes contribuições relacionadas à transformação da mobilidade urbana e ao fortalecimento de parcerias público-privadas como motor de inovação nas cidades brasileiras.

Entre os destaques, o painel “Conectando modos: integração entre transporte público e mobilidade ativa” reuniu representantes de prefeituras e contou com a participação de Marcela Costa, consultora de desenvolvimento de negócios da Motiva, que reforçou a importância da intermodalidade entre bicicletas, patinetes, pedestres e transporte coletivo. Outro destaque foi a apresentação do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, conduzido pelo BNDES e Ministério das Cidades, em que Marcela Costa novamente representou a Motiva, destacando o papel da empresa no apoio à mobilidade sustentável.

Leia também: Connected Smart Cities anuncia vencedores do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana 2025

Na sessão sobre transporte coletivo e transição energética, o debate teve como um dos protagonistas Francisco Pierrini, diretor de Operações, Engenharia e QSSMA da Motiva, que apresentou a experiência da empresa no avanço da descarbonização com ônibus elétricos e tecnologias limpas. Outro ponto alto foi o painel “Planejar para transformar: mobilidade e desenvolvimento urbano”, no qual Antônio Márcio, diretor da Unidade de Negócios da Motiva, discutiu como integrar planos diretores e políticas de mobilidade para cidades mais acessíveis e sustentáveis.

A discussão sobre qualidade no transporte coletivo contou com a participação de João Pita, diretor comercial de mobilidade da Motiva, que defendeu inovação, conforto e pontualidade como prioridades para melhorar a experiência do usuário. No painel “Mobilidade inteligente: tecnologia para um trânsito mais seguro”, Neucélia Cevalhos Messias, gerente do Centro de Controle e Operação da Motiva, apresentou como ferramentas de IoT, semáforos inteligentes e analytics estão apoiando a gestão de tráfego.

Já na mesa sobre drones em serviços públicos, Marcius Faria Moreno, diretor de operações aeroportos da Motiva, mostrou aplicações reais da tecnologia em logística, vigilância e emergências. Na temática das PPPs e concessões municipais, Tiago Terra, gerente executivo de desenvolvimento de negócio da Motiva, explicou os benefícios dos modelos de parceria para o desenvolvimento urbano. O debate sobre estruturação de projetos teve ainda a contribuição de Marcus Rosa, diretor financeiro e de desenvolvimento de negócios da Motiva, ressaltando aspectos técnicos e regulatórios para dar segurança e atratividade aos investimentos.

Por fim, no painel sobre o papel da B3 na governança das concessões, Juliana Criscuolo, diretora jurídica de mobilidade da Motiva, destacou como a transparência e a segurança jurídica fortalecem a relação entre municípios e investidores. Já no debate sobre governança e controle, Gabriel Jacondino, gerente executivo de contratos e concessões da Motiva, tratou dos desafios de monitoramento, inovação contratual e fiscalização ao longo da vida útil dos contratos.

Com a presença ativa de seus executivos e executivas, a Motiva consolidou sua atuação como agente estratégico na construção de soluções de mobilidade e infraestrutura urbana, conectando inovação tecnológica, sustentabilidade e novos modelos de governança.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos